sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MEMÓRIAS DA FERROVIA

O Trem. Créditos: MTomasini
O IPMS ― INSTITUTO DE PESQUISA EM MEMÓRIA SOCIAL, em parceria com o SINFERP ― SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DA ZONA SOROCABANA , deu início a um projeto cultural que tem por objetivo a pesquisa, o registro e a divulgação de memórias ligadas à ferrovia, aí compreendidos os modais que se deslocam sobre trilhos. O primeiro produto que surge desta parceria é MEMÓRIAS DA FERROVIA, uma publicação seriada, disponível online, da qual o usuário pode dispor através do download de um arquivo extensão .pdf que permite, inclusive, sua impressão.

Nossa linha editorial trabalha na identificação de conteúdos de ordem ideológica, conteúdos estes que se deixam perceber e descobrir nas mais diversas formas que existem para fixação de memórias, sempre dinâmicas, sempre pensando o passado a partir do presente e do futuro e reforçando, assim, identidades coletivas e individuais em falas, discursos, silêncios; em fotografias, em arquivos, em jornais, em revistas, em toda parte onde se desvenda o cotidiano de ontem e o de muito antes de ontem. Com prioridade a imagens e discursos na ordem da subjetividade, falamos mais à imaginação que à razão talvez, e isto muito simplesmente porque não há memória sem sentimentos.

Nossas edições terão artigos assinados pelos organizadores e por escritores convidados, com destaque a personalidades, cujas histórias de vida tenham ou tiveram estreita ligação com os trilhos. Em nossa Edição Especial nº 1, Raphael Martinelli, verdadeiro ícone do sindicalismo ferroviário, nos recebeu e, com exclusividade, falou-nos de sua vida, uma vida de luta, vivida nos trilhos. Paulo Roberto Filomeno, engenheiro, profundo conhecedor de ferrovias, além de nos prestar consultoria em aspectos técnicos, participa com artigo sobre profissões ferroviárias. Contamos com sua visita em nosso site.


OS ORGANIZADORES

Hirã Soares Justo
Maristela Bleggi Tomasini
Rogério Centofanti

http://www.memoriasdaferrovia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário