terça-feira, 1 de abril de 2014

Morreu o historiador Jacques Le Goff

AFP
O historiador francês que revolucionou a historiografia moderna e reabilitou a imagem da Idade Média europeia, mostrando-a como um período bastante mais dinâmico do que o humanismo renascentista quis fazer crer, morreu esta terça-feira em Paris, aos 90 anos, noticiou o jornal Le Monde.
Além de centenas de artigos, Le Goff tinha mais de 40 livros publicados, desde Os Intelectuais na Idade Média eMercadores e Banqueiros na Idade Média, ambos de 1957 (as edições portuguesas são da Gradiva), O Nascimento do Purgatório (ed. Estampa) até ao recente À la recherche du temps sacré, Jacques de Voragine et la Légende dorée, de 2011.
Pertencia à terceira geração de historiadores da escola dita dosAnnales, mas a sua concepção de antropologia histórica e o seu gosto pelos estudos biográficos – deve-se-lhe, por exemplo, uma monumental biografia de São Luís – distinguem-no de outros historiadores do movimento criado a partir da revista fundada em 1929 por Marc Bloch e Lucien Febvre.
Sucessor de Fernand Braudel na direcção da École des Hautes Études en Sciences Sociales, publica em 1964 A Civilização do Ocidente Medieval (edição portuguesa da Estampa), uma obra que toma como objecto de estudo um vasto âmbito geográfico e um período de tempo longo, dando conta não apenas dos factos políticos, mas de aspectos económicos, sociais, técnicos, artísticos, ou relativos à vida privada, e dando particular atenção às mentalidades.
Em A Civilização do Ocidente Medieval, o historiador, que escreveu várias obras que se tornaram clássicos como esta, defende que a Idade Média deu origem a uma civilização própria, diferente da Antiguidade Greco-Romana e do mundo moderno. Le Goff é também importante por definir a Idade Média para além dos mosteiros e da vida de corte: são fundamentais os seus estudos sobre os intelectuais, os mercadores e banqueiros ou os marginais e heréticos.
Um dos seus livros mais fascinantes foi o que dedicou à invenção do Purgatório, onde defende, que, lentamente, na transição do século XII para o XIII, a ideia da existência do Purgatório começou formar-se no Ocidente cristão, como uma espécie de espaço da tolerância, uma abertura na rígida geografia do sobrenatural da Cristandade que separava as almas dos homens entre o Inferno e o Paraíso.
Nos anos 70, coordena duas obras colectivas de grande envergadura que se tornarão as referências teóricas daNouvelle Histoire, a corrente historiográfica que funda com Pierre Nora, e que procurará levar mais longe a herança dos Annales: os três volumes de Faire de l’Histoire (1974) e La Nouvelle Histoire, em colaboração com Jacques Revel (1978).
Em 2004 recebeu o prémio de história  Dr A.H. Heineken por “ter modificado de forma fundamental” a percepção que tínhamos da Idade Média. Considerava-se um homem de esquerda e militava por uma Europa unida, forte e tolerante. Era poliglota, falava inglês, italiano, polaco (a nacionalidade da sua mulher) e alemão. Foi conselheiro científico durante a rodagem do filme O Nome da Rosa, a adaptação que o cineasta Jean-Jacques Annaud fez do romance de Umberto Eco.
Fonte: P Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário