quarta-feira, 18 de junho de 2014

Inspirado no futebol, Leandro Serpa abre exposições em Rio do Sul e Florianópolis nesta terça-feira



Camila Iara
camila.iara@santa.com.br

Três exposições inspiradas na arte da gravura chegam nesta terça-feira a Santa Catarina: uma em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e duas em Florianópolis. Com trabalhos de 17 artistas catarinenses e curadoria de Sandra Correia Favero, a mostra Gravura Contemporânea - Vestígios Singulares abre às 20h na Fundação Cultural de Rio do Sul propondo novas experimentações na linguagem através de diferentes técnicas.

Já na Fundação Hassis, na Capital, o talento de Leandro Serpa promete encantar os amantes do futebol a partir das 19h com o projeto Fanáticos. Na noite de abertura haverá ainda a mostra Futebol em Pintura, Escultura e Desenhos por Hassis, com curadoria de Denilson Antônio. Todas são gratuitas e seguem até julho nas duas cidades.

Em Rio do Sul o público poderá conferir trabalhos de Antonio Carlos da Silva, Bebeto, Elaine Maritza Franzon, Elenice Berbigier, Eliane Veiga, Helena Werner, Joana Amarante, José Carlos da Rocha, Julia Iguti, Juliana Crispe, Kelly Kreis, Paulo Roberto, Rita Eger, Sonia Brida, Terezinha Dias, Zulma Borges e Leandro Serpa. Serão oferecidas oficinas de gravura com o professor Luis Carlos Vigarani, de 25 de junho a 11 de julho. As inscrições podem ser feitas no Sesc Rio do Sul pelo telefone 3521- 2798.

Além do Brasil, mostra circula por Portugal e Japão

Circulando por várias cidades do Brasil, Portugal e Japão e contemplado pelo edital Elisabete Anderle, o projeto Fanáticos, de Leandro Serpa – que também marca presença na mostra do Vale –, desembarca em Florianópolis com inversões provocativas entre os uniformes das seleções, escala artistas em vez de jogadores e brinca com a trajetória da bola e as táticas do futebol.

Nascido em Tijucas, Serpa é o único catarinense da exposição Show de Bola, que também faz parte do projeto Fanáticos e está em circulação por Piracicaba, São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo 95 artistas de 22 países e retratando as diferentes culturas do planeta numa tela em formato hexagonal, em alusão à bola de futebol.

— Tanto em Rio do Sul quanto em Florianópolis eu integro meu trabalho relacionando o apelo popular do futebol e a arte. O projeto foi idealizado com foco nisso e agora temos a Copa do Mundo aí, então existe essa conversa entre a lógica do jogo e a ótica artística sobre ele — comenta Serpa.

Gravura Contemporânea - Vestígios Singulares - Na Fundação Cultural de Rio do Sul, rua Ruy Barbosa, 204, Bugad, em Rio do Sul. Grátis. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Até 15 de julho.

Exposições Fanáticos e Futebol em Pintura, Escultura e Desenhos por Hassis - Na Fundação Hassis, rua Luiz da Costa Freysleben, 87, Itaguaçu, em Florianópolis. Grátis. De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Até 18 de julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário