domingo, 17 de julho de 2022

Como ler livros: o guia clássico da leitura inteligente

   


 Um tema que interessa a todo e constitui-se em um problema constante é como ler e aproveitar o máximo o conteúdo da leitura. Dentre as muitas obras existentes destaquei esta que é um clássico tratando-se de  técnicas para atingir a eficiência e eficácia na leitura. Foi Escrito por Charles Van Doren, doutor em língua inglesa pela Colúmbia University e pelo filósofo Mortimer J. Adler - reconhecido pesquisador no campo do aprendizado na década de 40 do século XX, mas permanece com suas ideias atuais até hoje.
    A ideia fundante do texto é que existem níveis no processo de compreensão da leitura. Os autores destacam quatro modalidade variando cada uma segundo o nível de complexidade neste processo e seu objetivo.
    Um primeira primeira leitura, que denominam "Leitura Elementar", se limita a decodificação dos sinais gráficos e o entendimento do conteúdo na sua forma mais básica e superficial. Esta modalidade é o que aprende-se na escola fundamental nos primeiros anos e muitas vezes leva os alunos a recitarem corretamente os textos escrito sem, muitas vezes, compreenderem o real significado daquilo que leem.
    A segunda modalidade, necessária para o completo entendimento de um texto, é uma leitura que eles denominam de "Inspecional". Trata-se de uma fase que deveria anteceder a leitura elementar e se propõem a um exame do próprio livro que será lido. 
    A terceira modalidade é a "Leitura Analítica"  em que o livro é visto como uma unidade, mas constituída de partes lógicas que devem ser identificadas buscando os elementos que o autor apresenta, sua ordem, característica e coerência interna. Podemos caracterizar como uma leitura que busca as partes e ideias  estruturantes da obra escrita.
    Na quarta e última leitura, denominada "Sintópica", deveria ser realizada após as três primeiras e consiste em uma abordagem longitudinal no tema central do livro lido. Trata-se de leituras e pesquisas complementares dentro do tema ou problema abordado pela obra técnica e que se referem ao mesmo objeto de estudo. Nesta pesquisa os tópicos anotados e as ideias selecionadas na obra lida são contrapostas ou complementadas com outras abordagem e vão ampliando ou corrigindo as ideias lidas no livro proposto.
    Infelizmente em um só blog não é possível abordar todo o conteúdo da obra "Como Ler Livros". Em um próximo tópico vou detalhando cada modalidade e fornecendo mais "dicas" de como os autores propõem a execução de cada uma delas. Aguardem...

Fonte: ADLER, J. Mortimer e DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico da leitura inteligente. São Paulo: Editora Realizações, 1970. Obs: Texto integral disponível na Z Library.

Artigo produzido pelo Prof. Dr. Hirã Soares Justo


Nenhum comentário:

Postar um comentário