quinta-feira, 14 de julho de 2022

Retomando o Blog


 

Esta postagem anuncia a retomada de um projeto iniciado em 2013, durante o Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, no Centro Universitário Lasalle. Desta iniciativa nasceu o INSTITUTO DE PESQUISA EM MEMÓRIA SOCIAL - IPMS, hoje inativo, e uma sólida amizade com um grupo de colegas. Frutos do trabalho destes pesquisadores foram publicados em um livro que conta a história do centenário do Esporte Clube São José e ainda em outro intitulado Memórias da Ferrovia. Muitos projetos ficaram por fazer, a exemplo de um estudo biográfico que ficou no prelo, tendo como fundo histórico o bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre/RS.


Embora o IPMS formalmente não mais exista, a ideia de trabalhar com produção de conteúdos nas áreas Culturais, sempre vinculadas às Ciências Humanas, continua viva. Neste sentido, reviver esta publicação e aglutinar colaboradores qualificados para escrever sobre tais temas ainda é pertinente, em face da dificuldade de seleção de fontes de informação qualificadas no âmbito cultural diante da imensidão de opções que a Internet nos oferece.

Outro fator que animou o retorno foi a recente informação de que nossas postagens chegaram a ser lidas por mais de 3000 pessoas, o que, em termos do teor dos temas abordados, é um número considerável.  E, finalmente, pelo compromisso de manter viva a memória da produção cultural vinculada a um Instituto do qual alguns fundadores não mais se fazem presentes entre nós.


O centro desta publicação, ainda não definida sua periodicidade, deve ser a produção de materiais novos, resenhas, dicas de opções de lazer e cultura, notícias e compartilhamento de boas fontes de pesquisa e informação.

Contamos com todos para a divulgação deste blog e na colaboração de conteúdos.

Memória é tudo que fica após partirmos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário