sábado, 24 de agosto de 2013

Porto Alegre recebe mostra de fotógrafos alemães


Exposição inaugura nesta quinta-feira no Museu de Arte Contemporânea do RS

Fotos de Laurenz Berges fazem parte da mostra em cartaz no MACRS<br /><b>Crédito: </b> CCMQ / Divulgação / CP
Fotos de Laurenz Berges fazem parte da mostra em cartaz no MACRS
Crédito: CCMQ / Divulgação / CP
O trabalho de dez fotógrafos alemães contemporâneos pode ser conferido na exposição  “Apresentação/Representação”, com abertura nesta quinta-feira, dia 22h, a partir das 19h, no Museu de Arte Contemporânea do RS, localizado no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre. Todos os artistas fazem parte da geração que tem hoje cerca de 40 anos de idade e realizam há mais de dez anos seu trabalho artístico.

Os integrantes são Laurenz Berges, Albrecht Fuchs, Karin Geiger, Claus Goedicke, Uschi Huber, Matthias Koch, Wiebke Loeper, Nicola Meitzner, Peter Piller e Heidi Specker. Com curadoria de Thomas Weski, os trabalhos abrangem desde obras com origem exclusivamente digital até as séries de fotos que seguem a tradição autoral.

Muitos deles viveram e trabalharam tanto no Oeste quanto no Leste da Alemanha. Este desenvolvimento é caracterizado pelo ganho de importância que teve a Faculdade de Artes Gráficas e do Livro de Leipzig, paralelamente à Academia de Artes de Düsseldorf. Depois da atividade artística no campo da fotografia ter sido marcada por muito tempo pela primeira geração de ex-alunos de Bernd Becher da Academia de Artes de Düsseldorf, em dez anos se formou uma cena fotográfica viva e heterogênea, que não pode ser vinculada a uma única instituição de ensino ou região.

Em uma fase de transição do meio analógico para o digital e também das consequentes transformações técnicas, surge uma nova relação entre o meio fotográfico e a autenticidade, desde sempre ligada à fotografia. Os fotógrafos selecionados refletem a situação transformada por meio de uma construção de autenticidade que foi conscientemente estabelecida de maneira subjetiva.

Em seus trabalhos individuais, eles se desprendem do caráter comprobatório da fotografia documentária tradicional. Suas imagens se alternam entre a representação do mundo e a apresentação artisticamente fundamentada do mesmo, que se expressa em imagens individuais e permite conscientemente a dúvida. A exposição de fotografia alemã contemporânea do Instituto de Relações com o Exterior (IFA) pretende neste ponto traçar uma linha transversal e reunir dez fotógrafos em um diálogo. Estes se estendem desde obras surgidas de maneira puramente digital até séries de imagens fotográficas, cujos autores se sentem comprometidos com a tradição da fotografia autoral. Assim as diferentes propostas de trabalho artístico que investigam a relação com a realidade são apresentadas e confrontadas, tornando claras as respectivas criações imagéticas individuais.

A mostra é uma realização do Instituto de Relações Exteriores, dentro das comemorações da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”, em conjunto com MACRS e Goethe-Institut. Visitação pode ser feita nas segundas, das 14h às 19h; nas terças a sextas, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.

 
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário