quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Memória fotográfica

A partir de hoje, a mostra Encontros de Agosto promove reflexão sobre questões contemporâneas da fotografia e o diálogo entre artistas do Brasil e de Portugal
Elisa Parente

Elisa Parenteelisa@opovo.com.br
FOTOS IANA SOARES


De posse de um celular com câmera, todo mundo é fotógrafo? Os álbuns de imagens virtuais substituíram de vez os acervos físicos de fotografias das famílias? Essas questões que envolvem o pensamento contemporâneo sobre a imagem serão discutidas no Encontros de Agosto 2013. A terceira edição do evento tem abertura hoje, com o lançamento de mostras coletivas, às 20 horas, no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar. A exposição fica em cartaz até 30 de janeiro de 2014.
Pela primeira vez, o Encontros de Agosto ganha enfoque internacional e vai promover intercâmbio entre artistas do Ceará e da cidade portuguesa de Braga. Lá, o evento Encontros da Imagem é realizado há 26 anos e uma parte desta produção poderá ser conferida por aqui. Norteado pelo tema “Memória e Produção de Conhecimento”, a curadoria do Encontros de Agosto foi formada pela diretora do Encontros da Imagem, a portuguesa Ângela Ferreira; Fernando Jorge, diretor presidente do Instituto da Fotografia (IFoto); e Silas de Paula, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.
Segundo Patrícia Veloso, coordenadora geral da mostra local, a fotografia cearense vem amadurecendo e um dos destaques do festival será a reflexão sobre novas formas de expressão de uma pesquisa autoral. Um destes momentos será a “leitura de portfólios”, onde Ângela Ferreira e os fotógrafos convidados Rui Prata e Martim Ramos ficarão à disposição dos artistas locais para análise dos trabalhos com perspectiva da construção de obra fotográfica. Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas no site do festival.
Efervescência
“Este é um momento muito nobre onde o autor se coloca para a análise com o objetivo de construção de um corpo coerente de trabalho. Muitas vezes o artista é um excelente fotógrafo, mas tem dificuldade de encontrar narrativa”, avalia Ângela. O cearense Igor Graziano compartilha do pensamento e reconhece que foi na mostra que percebeu a possibilidade de sua transformação como fotógrafo autoral. 
Igor ressalta, ainda, que o Encontros de Agosto não é uma iniciativa isolada, mas resultado de “uma efervescência cultural na área”. “Hoje você tem a Feira da Fotografia, a Travessa da Imagem como a primeira escola de fotografia do Ceará, o Fórum da Fotografia, o iFoto”, defende Graziano, que percebe um crescimento da rede e do corporativismo fotográfico em Fortaleza. “As pessoas estão percebendo que é muito melhor fazer junto do que separado”.
SERVIÇO
Encontros de Agosto 2013 - Memória e Produção do Conhecimento
Quando: Hoje, a partir de 18h30, com palestras de Rui Prata e Martim Ramos
Onde: Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Entrada franca.
Outras info.: 3261 0525 e www.encontrosdeagosto.net

Fotógrafos participantes
- Foram 36 autores cearenses selecionados. Entre eles, Bruno Macedo, Celso Oliveira, Chico Gomes, Deivyson Teixeira, Iana Soares, Igor de Melo, Igor Grazianno, Tatiana Fortes, Thiago Gaspar, Tiago Lopes, Titus Riedl.
- Seis fotógrafos portugueses e um coletivo apresentam reflexão sobre a memória na exposição Contra o esquecimento. A mostra é composta por trabalhos de Nelson D'Aires, Tito Mouraz, Carla Cabanas, Ana Janeiro, Jordi Burch, Martim Ramos e o coletivo KameraPhoto.
Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário