quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Projeto mapeia imagem do índio na história da fotografia brasileira

Trabalho resultou em site com fotos de indígenas desde o século XIX. Na primeira etapa da pesquisa foram entrevistados 11 fotógrafos.


Um trabalho desenvolvido ao longo de 2013 se propôs a traçar um panorama visual sobre a construção da imagem do índio ao longo da história da fotografia brasileira. Segundo a apresentação do projeto do fotógrafo Leonardo Wen, "o ponto de partida deste estudo remonta a 1844, quando o francês E.Thiesson produziu as primeiras fotografias de índios brasileiros que se tem notícia, e engloba até os fotodocumentaristas mais contemporâneos".
Os nomes escolhidos para compor a lista de fotógrafos do site O Índio na fotografia brasileira foram definidos após pesquisa bibliográfica em arquivos públicos e privados, tanto do Brasil como do exterior, especialmente no que se refere às fotografias produzidas nos séculos XIX e começo do XX. Já as imagens feitas nos anos 1970 em diante foram, em quase todos os casos, cedidas pelos próprios fotógrafos que, salvo raras exceções, guardam consigo seu acervo de originais.
Apesar de estarem listados nomes importantes da fotografia o autor deixa claro que nem todos os fotógrafos que já trabalharam com a questão indígena foram incluídos nesta etapa do trabalho. "A intenção deste projeto é apresentar para o público em geral esta história visual – suas principais vertentes, obras e autores. Por outro lado, espera-se que o conteúdo disponibilizado também sirva como fonte de informação para o público mais especializado", esclarece o texto de apresentação do site.
NÃO REUTILIZAR ESTA IMAGEM Types d’Indiens Botocudos, c.1875 Bahia (Foto: Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles )
Types d’Indiens Botocudos, c.1875 Bahia (Foto: Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles )
NÃO REUTILIZAR ESTA IMAGEM Cenas do dia-a-dia, c.1975 Parque Indígena do Xingu, MT (Foto: Maureen Bisilliat/Acervo Instituto Moreira Salles)
Cenas do dia-a-dia, c.1975 Parque Indígena do Xingu, MT (Foto: Maureen Bisilliat/Acervo Instituto Moreira Salles)Fonte: G1 Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário