FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO
*Hirã Soares Justo
As redes sociais são um fenômeno contemporâneo, que têm despertado a atenção de todos que se interessam pelo
estudo das relações humanas, em especial a comunicação, a psicologia, a memória
ou mesmo a educação.
Na educação pode se transformar em excelente recurso didático
desempenhando o papel de mediador entre alunos e professores. O Facebook, uma das principais redes
sociais da atualidade, apresenta o
recurso da criação de páginas nas quais podem ser escritos conteúdos e
partilhados para outras pessoas. Essa ferramenta, inicialmente criada para
relacionamento entre os usuários dessa rede social, pode ser facilmente
adaptada para ser utilizada, por exemplo, para estudar uma determinada época,
um fato social, um evento histórico, etc. Por que o professor não pode criar
uma página sobre “Revolução Farroupilha” e coletivamente construir com seus
alunos através de textos e imagens a reflexão sobre este fato histórico?
A possibilidade de criar um grupo de estudos sobre um determinado assunto
complementa o recurso da criação da página com conteúdos compartilhados. O
grupo na rede social permite que determinada questão ou tema, seja debatida por
todos os alunos, mediadas pelo professor, e inclusive registrando os argumentos
utilizados, a participação, ou não, de cada um e permitindo uma síntese das
ideias coletivas.
Mesmo entendendo que ainda não é uma realidade aplicada ao conjunto dos
estudantes brasileiros, pela falta de estrutura e recursos informáticos, em
muitas regiões, já é possível e necessário o uso das redes sociais como suporte
ao ensino e aprendizagem. É momento dos professores pararem de impedir o uso
das redes em sala de aula e a utilizarem como uma fonte de motivação para o
conhecimento.
* Mestre em Memória Social e Bens Culturais e Presidente do IPMS.
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