domingo, 28 de julho de 2013

O Brasil sob a ótica de René Descartes

Espetáculo ocorre às 16h deste domingo na Casa de Cultura, em Porto Alegre

Espetáculo ocorre às 16h deste domingo na Casa de Cultura<br /><b>Crédito: </b> Elenize Dezgeniski / Divulgação / CP
Espetáculo ocorre às 16h deste domingo na Casa de Cultura 
Crédito: Elenize Dezgeniski / Divulgação / CP
Com caráter intimista, a Cia. de Teatro Brasileiro apresenta mais um espetáculo de seu repertório no Festival de Teatro Brasileiro (FTB) — Cena Paranaense, neste domingo. Trata-se de “Descartes com Lentes”, que estará às 16h, na Sala Cláudio Heemann da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, com lotação limitada. O diretor, Márcio de Abreu, conversará com o público antes do início da sessão e após seu término participará de um debate, ao lado da protagonista do monólogo, a atriz Nadja Naira.

Escrito nos anos 1960 por Paulo Leminski, o texto com fluxo alucinado originou “Catatau”, sua obra mítica. “Gosto muito porque é embrionário, meio rústico, inacabado, jovem. Não consideramos um espetáculo, e sim uma fonte de pesquisa e de narrativas”, diz o diretor, acrescentando que na pesquisa, Nádia fez o aperfeiçoamento e desenvolvimento. Nele, o autor imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, tenta desvendar e descrever as excentricidades e as belezas do país tropical. No palco, a língua indígena, latim, português arcaico, palavras inventadas e a história do intelectual, que caiu em Recife tentando desenvolver o seu método, em meio à natureza exuberante. Instala-se, então, o conflito entre natureza racional e outros pensares. 

A companhia trouxe “Vida” à capital gaúcha e nas próximas quinta e sexta mostrará “Oxigênio”, no Theatro São Pedro. Fundada no início do ano 2000, é sediada no centro histórico de Curitiba, mantendo um pequeno escritório e sala de ensaio, no Largo da Ordem. É lá que organiza o trabalho, mesmo as produções que itineram e tem preferência nas estreias. Como faz muitas atividades de intercâmbio e formação, no início realizou conexões com artistas de fora, inclusive do exterior. Patrocinada pelo Petrobras por dois anos, ganhou edital por mais três. 

Bookmark and Share 


Fonte: Vera Pinto / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário