quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Botucatu receberá primeira Pinacoteca do interior de SP

Por: Panorama Brasil
São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Botucatu formalizaram convênio que vai possibilitar a instalação da primeira unidade da Pinacoteca do Estado no interior paulista. A cerimônia aconteceu às 10h em frente ao antigo Fórum da cidade, que será reformado para receber a Pinacoteca Botucatu, com a presença do Governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, e do prefeito João Cury Neto. Ao todo, o Estado repassará R$ 11 milhões para o município, responsável pela realização das obras de reforma e adaptação do edifício, que abrigará também o Museu da Arte Contemporânea Itajahy Martins.  
A interiorização de ações é uma das prioridades estabelecidas pelo Governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Estado da Cultura. Com a instalação da Pinacoteca Botucatu, em parceria com a Prefeitura da cidade, o Governo do Estado cria um equipamento museológico que proporcionará a ampliação do acesso da população paulista a bens culturais de alta qualidade. A previsão é de que o novo edifício seja inaugurado no primeiro semestre de 2014, quando a construção completa 90 anos e o MAC Itajahy Martins chega aos 30 anos desde sua fundação. 
Projeto 
O prédio do antigo Fórum tem área total construída de 2.878 m², com subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos. Foi projetado na década de 1920 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Parque da Luz, e o edifício atualmente ocupado pela Estação Pinacoteca, ambos no centro da capital paulista. 
Segundo o projeto proposto, o MAC Itajahy Martins será instalado no térreo do edifício. A tradicional instituição museológica da cidade, hoje localizada no Espaço Cultural, tem cerca de 300 obras de importantes artistas nacionais e internacionais, com grande potencial de dialogar com o acervo da Pinacoteca. Ficarão no térreo também a recepção, bilheteria, café, loja e espaço para atividades educativas.
No primeiro ficará a área expositiva da Pinacoteca e mais um espaço educativo. No segundo pavimento será instalada a área administrativa. Já o subsolo do edifício será utilizado como área de serviços internos.
A Pinacoteca de Botucatu receberá, periodicamente, parte do acervo da Pinacoteca do Estado. A proposta é que o grande salão do júri do primeiro pavimento seja ocupado com uma exposição de longa duração, tendo como tema o panorama da arte brasileira da segunda metade do século XIX até os dias atuais. As salas menores deste andar serão utilizadas para exposições temporárias de fotografia e gravura. 
Educativo 
O projeto de instalação da Pinacoteca de Botucatu inclui a continuidade das ações educativas iniciadas em 2012, em parceria entre Pinacoteca do Estado e o MAC Itajahy Martins. As atividades incluíram a capacitação de professores da rede pública e particular, treinamento de educadores e realização de uma exposição conjunta de gravuras, que recebeu cerca de dois mil estudantes entre agosto e dezembro. 
Com a reforma do antigo Fórum, as atividades educativas poderão se concentrar também sobre a questão do patrimônio histórico e sua preservação. Quando o edifício estiver pronto, a expectativa é de que estas atividades beneficiem as cidades distantes até 100 quilômetros de Botucatu.   
Convênio 
A primeira parcela do convênio, no valor de R$ 2 milhões, será repassada à Prefeitura ainda em 2012. A contrapartida da Prefeitura será a instalação da expografia do museu e o custeio da nova Pinacoteca. 
 Fonte:http://www.panoramabrasil.com.br/cidades/botucatu-recebera-primeira-pinacoteca-do-interior-de-sp-id100329.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário