sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Livro ‘Memória da Loucura' traz um arquivo repleto de alegrias

O livro aborda o trabalho de uma equipe de jovens artistas, artesãos e técnicos que trabalharam em um hospício
[ i ]O livro reúne 103 quadros de pacientes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, produzidos durante oficinas terapêuticas
Manaus - Na próxima quarta-feira (19), acontece mais um lançamento na Livraria Valer, às 17h. Trata-se do livro ‘Memória da Loucura’ organizado por Monique Marie Rothen, Socorro Koia Refkalefsky e Rosângela Aufiero.
Em ‘Memória da Loucura’, Monique Marie Rothen, Socorro Koia Refkalefsky e Rosângela Aufiero mostram como a arte pode romper barreiras. Elas contam a história de uma equipe de jovens artistas, artesãos e técnicos que vão trabalhar em um hospício e conseguem possibilitar momentos de alegria e alívio aos internos.
O livro reúne 103 quadros de pacientes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, produzidos durante oficinas terapêuticas realizadas entre 1986 e 2008. As obras são resultado de atividades livres e coletivas como teatro, dança, desenho e pintura. Algumas fotos desses eventos também ilustram a obra.
Socorro Refkalefsky afirma que Memória da Loucura resgata, também, a memória de Manaus: “É parte da história da cidade. Toda cidade tem seus loucos e todos os loucos incomodam a sociedade. Se não existisse esse livro, essa história não seria contada”, pontua.
No lançamento, os artistas-pacientes vão autografar as obras. O evento contará com a participação das organizadoras do projeto, do escritor Tenório Telles e de Ana Maria Marques, ex-diretora do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.
Fonte: http://www.d24am.com/plus/literatura/memoria-da-loucura-traz-arquivo-repleto-de-alegrias/75849

Nenhum comentário:

Postar um comentário