quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Comissão da Verdade participa de debate sobre Espaços de Memória

A Comissão Nacional da Verdade participa, no próximo dia 7, a partir das 16h, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis (Região Serrana do Rio de Janeiro) do debate “Espaços de Memória Hoje no Brasil – A Casa da Morte”, organizado por diferentes organizações da sociedade civil fluminense.
O evento, que terá a participação da advogada Rosa Cardoso, membro da CNV, visa discutir, fomentar e divulgar iniciativas da sociedade civil e de governos em torno da preservação da memória.
Setores do governo e movimentos sociais – que atuam no tema da Memória, da Verdade e da Justiça - têm se mobilizado para que locais que serviram a prisões, torturas e extermínios de opositores ao regime ditatorial possam se transformar em memoriais de preservação da Memória dos acontecimentos para evitar a repetição das graves violações de direitos humanos que ocorreram nesses locais.
Um exemplo de preservação foi o decreto da prefeitura de Petrópolis que declarou de utilidade pública o imóvel localizado no Quarteirão Suíço onde funcionou a “Casa da Morte”, centro de tortura e morte operado por agentes da repressão no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o decreto, publicado em agosto, a casa se destinará a implantação de um museu chamado Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça.
No campo de preservação da memória, a Comissão Nacional da Verdade já expediu várias recomendações entre as quais se destacam o pedido para que seja mudada a destinação do prédio onde funcionou o Dops/RJ, onde atualmente funciona o Museu da Polícia Civil, as transformações dos Doi-Codi do Rio e de São Paulo em centros de Memória e do prédio onde funcionava a Auditoria Militar em São Paulo no Memorial dos Advogados de Presos Políticos.
Em Minas Gerais, após recomendação da CNV, o governador Antonio Anastasia anunciou a preservação e digitalização do acervo do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de MG.
Fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/05/comissao-da-verdade-participa-de-debate-sobre-espacos-de-memoria/ acesso em 05/12/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário