Alemã estará em Porto Alegre para sessão de abertura às 19h30min
Uma retrospectiva com obras da alemã Ulrike Ottinger começa nesta quinta-feira, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551). A cineasta estará presente na sessão de abertura da mostra de filmes, às 19h30min, na qual será exibido seu trabalho mais recente, o longa-metragem “Sob a Neve”, rodado no Japão. Toda a programação é aberta ao público e tem entrada franca. Em uma parceria entre o Goethe Institut e a Secretaria da Cultura de Porto Alegre, através de suas Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia e Coordenação de Artes Plásticas, o público porto-alegrense tem acesso a trabalhos desta, que é considerada uma das cineastas e artistas mais transgressoras surgidas na Alemanha do pós-guerra.
A programação inclui, além da mostra de filmes na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551), entre 10 e 17 de outubro, também a exposição com 52 fotografias suas no Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), que pode ser visitada a partir desta sexta até o dia 8 de novembro. Nascida em 1942, a cineasta Ulrike Ottinger faz parte da mesma geração dos diretores Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) e Werner Schroeter (1945-2010), dois dos principais expoentes do cinema alemão do pós-guerra, com os quais sua filmografia costuma ser associada. A exemplo de seus colegas Fassbinder e Schroeter, Ulrike é autora de uma obra original, que a colocou entre os realizadores de vanguarda em seu país a partir da primeira metade da década de 70. Desde seus primeiros filmes, ainda no formato de curta-metragem, ela atraiu a atenção da crítica por sua peculiar visão de mundo, pela profusão de referências eruditas e por sua extravagante direção de arte. Questões psicológicas permeiam toda a sua produção. Entre seus filmes, estão “Retrato de uma Alcoólatra” (1979); “Freak Orlando” (1981); “Dorian Gray no Espelho da Imprensa Marrom” (1984); e “Joana D'Arc da Mongólia” (1989); “Exílio em Shangai” (1997); e “O Baú do Casamento Coreano” (2009). Fonte: Correio do Povo |
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