quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Revelados os resultados do Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre 2012


As marcas mais lembradas de Porto Alegre em 2012 foram reveladas nesta terça-feira, em café da manhã na Federasul. Realizado em parceria com a Segmento Pesquisas, o Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre identifica as marcas líderes em quase 80 categorias diferentes da capital. O levantamento apresenta, além dos itens tradicionais, como restaurantes e hotéis, marcas de comércio, museus, ruas, times de futebol e outros segmentos do cotidiano. Ainda são detalhados, em números, quais são as grifes mais citadas em cada região da cidade, dividida em Norte, Sul, Leste e Centro – confira os resultados completos e alguns destaques abaixo.

polydoro-top-poa-2012-350A pesquisa Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre existe desde 1991, quando começou a ser publicada anualmente pela Revista AMANHÃ, junto ao Top of Mind | As Marcas do Rio Grande. No ano passado, o projeto ganhou vida própria e deu origem a revista Porto Alegre é Top – que terá sua 2ª edição lançada nesta quarta-feira (12/12), na cerimônia de premiação das marcas mais lembradas no Theatro São Pedro. 

Lançamento
Os vencedores do Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre foram anunciados nesta terça-feira (11/12) em café da manhã na Federasul. O evento iniciou com o painel de debates “Uma marca para Porto Alegre”, que discutiu aspectos para o desenvolvimento de uma marca para a cidade e a necessidade da criação de um posicionamento único para a capital. 

O painel foi conduzido por Jorge Polydoro (foto), presidente do Grupo AMANHÃ e publisher da revista Porto Alegre é TOP, e teve a contribuição de profissionais de renome, como Guiliano Thaddeu, coordenador de comunicação social de Porto Alegre; Arthur Bender, especialita em branding; Carlos Alberto Rossi, PPGA/EA/UFRGS; Carlos Konrath, diretor da Opus; e Berenice Lewin, presidente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau. Após o debate, Nádia Freire, diretora da Segmento Pesquisas, apresentou os números e gráficos com os resultados do Top of Mind.

Cerimônia de Premiação
A cerimônia de premiação dos vencedores do Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre será realizada nesta quarta-feira (12/12), a partir das 19h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em evento que marca também o lançamento da 2ª edição de Porto Alegre é TOP, publicação lançada em 2011 e que traz as principais atrações e personagens da capital dos gaúchos. O evento terá a participação do Sarau Elétrico, apresentado por Luis Augusto Fischer, Kátia Suman, Claudia Tajes e Claudio Moreno – em combinação de boa conversa, humor, informação e muita leitura, com a temática de Porto Alegre, sua cultura e peculiaridades. 

Além de representantes das empresas campeãs da pesquisa, o evento reunirá executivos que atuam na área de marketing, branding e comunicação em um coquetel no Theatro São Pedro, a partir das 19h. Os ingressos estão disponíveis em: amanhaeventos.com.br.  

Como funciona o Top of Mind

O levantamento mede a lembrança espontânea, sem qualquer tipo de indução. Os resultados são analisados a partir de uma pergunta básica: “Quando eu falo em ..., qual é a primeira marca de que você lembra?”. O nome computado é o primeiro a ser respondido – mesmo quando o consumidor menciona uma marca já extinta ou que não se enquadra na categoria mencionada.

Para definir quais são as grifes que não saem da cabeça do consumidor porto-alegrense é utilizado o método quantitativo, por meio de entrevistas pessoais, com questões abertas, em que o entrevistado menciona o primeiro nome que lhe vem à cabeça. Foram realizadas, ao todo, 600 entrevistas, entre os dias 26/10 a 1º/11, em regiões onde se encontram concentrados os maiores centros consumidores. 

Confira alguns destaques dos resultados deste ano:

Farmácia: a Panvel vem se mantendo no lugar mais cobiçado da memória do consumidor da capital. Sozinha, a rede recebe 47,7% das menções na categoria Farmácia.

Loja de Chocolates: o índice de lembranças da Cacau Show, que já era alto em 2011, subiu ainda mais. Agora, a rede é citada por 63,9% dos entrevistados – uma vantagem de nada menos que 56,6 pontos percentuais à frente da vice-campeã, a Kopenhagen.

Loja de Construção: com 46 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Tumelero mantém a liderança disparada na categoria Loja de Construção, com 47,5% de citações.

Lojas de informática: Digimer é a prova real de que é possível, sim, firmar uma marca local no mercado varejista de informática, apesar do assédio de grandes redes nacionais como Fnac e Fast Shop – sem contar as lojas próprias de marcas como Apple, Sony e HP.

Revenda de carro importando: concessionária exclusiva das montadoras Renault e Nissan em Porto Alegre, a Iesa é a marca mais lembrada quando o assunto é Revenda de Carro Importado. Com duas décadas de atuação, a empresa ficou com 5,2% das citações e tomou a liderança da Kia Motors – que agora aparece em quinto lugar, com 3,3%.

Apoteose da memória: a Imperadores domina a avenida e populariza bordões que marcam a capital. Neste ano, a Imperadores deu um salto apoteótico: seu índice de lembranças subiu de 25,8%, em 2011, para 34,8% – quase o dobro do obtido pela Bambas da Orgia, a segunda mais lembrada.

Time de futebol: categoria que mais desperta paixões no Top of Mind Porto Alegre agora tem um novo líder. Com exatamente 50% das menções, o Grêmio se consagra como o Time de futebol mais lembrado na capital gaúcha – e deixa para trás o Internacional, cujo índice de lembranças neste ano recuou para 47,4%. Agora, o Tricolor domina as duas modalidades do Top: tanto a que se restringe a Porto Alegre, publicada nesta edição, quanto a que abrange todo o Rio Grande do Sul, veiculada pela Revista AMANHÃ. 

Categoria Centro de eventos: a estreia da categoria Centro de Eventos, quem leva a melhor é a Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Sozinho, o centro de eventos da entidade foi lembrado por 23,4% dos entrevistados.

Chopperia: a Dado Bier é a Chopperia mais lembrada de Porto Alegre, com 15,2% das citações – bem à frente do Pedrini, que fica com 6,3%. Embora tenha ficado em segundo lugar, o Pedrini pode comemorar. Neste ano, o índice de lembranças da tradicional chopperia quase triplicou – de 2,2% para 6,3%. O salto vem na esteira da inauguração de duas novas filiais na cidade: uma na Cidade Baixa, em 2009, e outra na zona Norte, em 2010.

Estádio de esportes: o Internacional pode até ter perdido o posto de Time de Futebol mais lembrado de Porto Alegre. Mas, às vésperas de mais uma Copa do Mundo, os colorados podem comemorar uma nova – e importante – conquista: é deles o Estádio de Futebol que está mais bem posicionado na memória dos porto-alegrenses. Sozinho, o Beira-Rio é citado por 41,5% dos entrevistados, 1,5 ponto percentual à frente do Olímpico, que viveu em 2012 o seu último ano como sede oficial do Grêmio.

Virada cirúrgica: Clínicas ultrapassa o conceição e a Santa Casa e é o novo líder do segmento. em vira-vira no placar das marcas mais lembradas da categoria Hospital. Desta vez, quem levou a melhor foi o Clínicas, cujo percentual de citações subiu de 14,7% para 17,2%. De uma só vez, o tradicional hospital universitário ultrapassou dois concorrentes diretos – o Conceição e a Santa Casa – e se consagrou como o grande campeão do segmento neste ano. Mas o Clínicas não reina sozinho. Na verdade, a liderança da categoria troca de mãos de acordo com a região da cidade. Na zona Norte, por exemplo, quem desponta é o Conceição, com 46% das citações. Já a Santa Casa é o mais lembrado na zona Sul (20,4%), enquanto o Mãe de Deus toma a dianteira no Centro (25,2%).

Liderança em exame: o Weinmann ultrapassa o Faillace e mostra que continua jovem aos 80 anos.  Com um avanço de 2,2 pontos percentuais, o Weinmann é o novo Laboratório de Análises Clínicas mais lembrado na capital. Faillace, agora aparece na segunda colocação, com 12,5%.

Clique aqui para conferir as fotos do evento de lançamento.
Fonte: http://www.amanha.com.br/home-2/4041-revelados-os-resultados-do-top-of-mind-as-marcas-de-porto-alegre-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário