sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lista traz museus dedicados a kiwi, pizza, salsicha e outras comidas


Veja seis exemplos em países como Espanha, EUA, Alemanha e Japão.
Locais contam histórias dos alimentos e oferecem degustações.

Do G1, em São Paulo
7 comentários
A entrada do Museu do Currywurst, em Berlim (Foto: Divulgação/Currywurst Museum)A entrada do Museu do Currywurst, dedicado ao prato típico feito com salsicha, em Berlim (Foto: Divulgação/Currywurst Museum)
Nem só de obras de arte vivem os museus. Pelo mundo, é possível encontrar alguns que são integralmente dedicados a um tipo de comida. Pizza, macarrão instantâneo, manteiga, kiwi, trufa e até um prato típico de Berlim, feito com salsicha, têm seu próprio espaço, onde os visitantes podem aprender sobre a história do produto -- e, é claro, provar um pouco no final. Confira a seguir seis exemplos separados pelo G1.
À esq., crianças fazem seu próprio miojo no museu; à dir., Momofuku Ando, o criador do macarrão instantâneo (Foto: Yoshikazu Tsuno e Kazuhiro Nogi/AFP)À esq., crianças fazem seu próprio miojo no
museu; à dir., Momofuku Ando, o criador do
macarrão (Fotos: Yoshikazu Tsuno e
Kazuhiro Nogi/AFP)
Macarrão instantâneo (Japão)
A comida rápida asiática que ganhou o mundo tem um museu em sua homenagem na cidade de Yokohama, subúrbio de Tóquio.
O Cupnoodles Museum foi criado em 2011 pela empresa Nissin Foods e também é conhecido como Momofuku Ando Instant Ramen Museum, em homenagem a Momofuku Ando, o criador do produto.
Além de contar a história do miojo, o museu permite que os visitantes criem sua própria versão do macarrão instantâneo.

Kiwi gigante na entrada do museu e parque temático dedicado à fruta, na Nova Zelândia (Foto: Divulgação/Kiwi360)Kiwi gigante na entrada do museu e parque
dedicado à fruta (Foto: Divulgação/Kiwi360)
Kiwi (Nova Zelândia)
Descrito como um parque temático dedicado à fruta, o Kiwi360 fica em uma região da Nova Zelândia famosa por produzir kiwis de alta qualidade. Os visitantes podem subir nos kiwikarts (uma espécie de trenzinho temático) para um tour de 40 minutos pela área e pelos pomares.
Guias especializados explicam no caminho informações sobre o crescimento e o cultivo da fruta e a indústria local e internacional. O local tem loja de souvenirs, que vende, entre outros artigos, produtos de beleza à base de kiwi, e também podem degustar saladas, muffins e outros pratos preparados com a fruta.
Informações: www.kiwi360.com

Parede do museu Pizza Brain (Foto: Pizza Brain/Divulgação)Parede destá cheia de anúncios e outros papéis
relacionados à pizza (Foto: Pizza Brain
/Divulgação)
Pizza (EUA)
O museu Pizza Brain foi criado com objetos da maior coleção de objetos de um colecionador que possui o maior número de artigos relacionados à pizza do mundo, certificado pelo Guinness Records.
São brinquedos, cartazes, anúncios, filmes, discos de vinil, cortadores em formatos malucos e outros artigos relacionados à redonda. Personagens de desenhos animados famosos por gostarem de pizza, como as Tartarugas Ninja e Homer Simpson, têm seu espaço no acervo.
O museu funciona dentro de uma pizzaria artesanal na Filadélfia, nos EUA – ou “Pizzadélfia”, como consta no endereço do Pizza Brain em seu site.
Informações: www.pizzabrain.org

Visitantes escutam informações em fone em forma de ketchup no Museu do Currywurst, em Berlim (Foto: Divulgação/Currywurst Museum)Visitantes escutam informações em fone em forma
de ketchup (Foto: Divulgação/Currywurst Museum)
Currywurst (Alemanha)
Típica de Berlim, a currywurst (salsicha de porco servida com ketchup e curry) tem seu próprio museu na cidade alemã. Com atrações interativas, o local conta a história do prato, as lendas relacionadas a ele e a forma de preparo.

Mostra-se também a evolução do fast-food em geral e sua importância para a cultura da cidade. Quem quiser se aprofundar no tema pode pedir audioguias em alemão, inglês, espanhol, francês e russo.
O preço da entrada inclui uma degustação do prato – e quem quiser mais pode pedir uma das várias versões servidas na lanchonete do museu. Até o sofá onde os visitantes descansam é em forma de salsicha.
Informações: www.currywurstmuseum

O exterior do Museu da Trufa, na Espanha (Foto: Divulgação/Museo de la Trufa)O exterior do Museu da Trufa (Foto: Divulgação
/Museo de la Trufa)
Trufa (Espanha)
O Museu da Trufa fica em Metauten, na região de Navarra, em uma área que é habitat natural desse fungo raro, que cresce espontaneamente no subsolo.
A exposição tem painéis, projeções multimídia e outros elementos interativos que contam a história do ingrediente com aroma marcante e status de iguaria culinária, cujo quilo é vendido por centenas e até milhares de euros – as muito grandes já foram leiloadas por até 100 mil euros.
Informações: www.museodelatrufa.com

Manteiga (Irlanda)
Localizado em Cork, cidade portuária que é famosa por sua produção de manteiga, o Cork Butter Museum tem diversos objetos e materiais que contam a história desse laticínio: vídeos que narram suas origens, painéis que mostram a forma como se fabrica e utensílios antigos ligados ao processamento da manteiga em várias épocas.
Entre eles, máquinas usadas para fabricar nata, leiteiras do século passado e um barril de mais de mil anos de idade.

Informações: corkbutter.museum
Fonte: G1 Turismo e Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário