quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Google inclui serviço de museus on-line

O Instituto Moreira Salles e Fundação Iberê Camargo também foram incluídos. Os 4 museus brasileiros adicionaram cerca de 700 novas obras ao serviço

O Google incluiu nesta terça-feira (3) as obras do Instituto Inhotim, que fica em Brumadinho, em Minas Gerais, e as de outros três museus brasileiros em seu serviço de tour digital de instalações artísticas, o Google Cultural Institute . Tiveram obras incluídas também Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e do Som (MIS).

No serviço do Google já era possível “visitar” outros museus do Brasil como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Pinacoteca de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol. Este último incluiu nesta terça uma nova exibição on-line, a “Futebol de Papel – A Paixão pelo Futebol em Relíquias de Papel” .
Com a inclusão dos novos museus, aproximadamente 700 itens foram incluídos ao serviço. Além de ver as imagens na internet, é possível explorar as dependências das galerias por meio do Street View.
De Inhotin foram incluídas 90 obras. O maior museu de arte contemporâneo ao ar livre inaugurou levou para o serviço uma novidade: pela primeira vez, o Cultural Institute inclui obras ao ar livre. São peças de artistas como Adriana Varejão, Miguel Rio Branco, Tunga e Carlos Garaicoa .
Já a Fundação Iberê Camargo cedeu 95 obras, entre gravuras, desenhos e pinturas, que traçam a trajetória do artista gaúcho desde os anos 1940 até 1994, ano da última obra assinada por ele .
O Instituto Moreira Salles vai exibir 160 imagens, organizadas em oito exposições. As fotografias são assinadas por ícones do clique Chico Albuquerque, José Medeiros, Marcel Gautherot, Marc Ferrez e Otto Stupakoff.
A exposição levada à internet pelo Museu da Imagem e do Som é a “Cinema Paulista nos anos 70”, que reúne desde imagens de bastidores de produções da época a entrevistas com símbolos como o diretor Rogério Sganzerla (“Bandido da Luz Vermelha”) e João Batista de Andrade (“Boias Frias”, “Wilsinho Galileia”, “O homem que virou suco”).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário