Representantes da Prefeitura de Porto Alegre e da Caixa Econômica Federal assinam termo de compromisso nesta tarde (26). Ele autoriza a Capital financiar R$ 60 milhões para a construção de um novo Centro de Eventos. O valor faz parte do montante de R$ 660 milhões que o Ministério do Turismo destinará para dez capitais, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura de eventos do país.
A Secretaria de Turismo do Estado pautou a discussão da criação do Centro, com base nos desafios apontados no Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo. O Centro de Eventos é considerado um equipamento importante para cumprir com o desafio de captar e realizar negócios e eventos. Para valorizar e fomentar a utilização deste equipamento, a Setur gaúcha aposta no projeto de criação do Comitê Mice (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition - Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), sigla utilizada em referência a um tipo específico de turismo, o turismo de negócios e eventos.
"Estou com uma sensação de dever cumprido. Desde o começo da nossa gestão na Setur/RS estamos mobilizando o setor e focando nossos esforços para tirar este projeto do papel", afirmou Abgail Pereira, Secretária do Turismo. Ela acredita que agora, com o Centro de Eventos sendo uma realidade, a criação do Comitê Mice se faz "fundamental", pois é ele "quem vai dar condições de operação para esse Centro".
Hoje, o Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar no relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções, a ICCA, na captação de eventos internacionais. Para consolidar esta posição, o Estado busca maior competitividade. Abgail afirma que a meta para o próximo ano é fortalecer e aprimorar a estrutura dos Centros de Eventos que já existem no Estado, casos dos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Torres, Esteio, Novo Hamburgo e outros, para atingir a meta de maior centro de eventos e negócios do Mercosul.
Fonte: Mercado&Eventos
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