quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Museu de Belas Artes do Rio receberá doação de 205 obras de Portinari


Retrato de José Mariano Filho (Óleo sobre tela) (Foto: Divulgação / Joaquim Soares)Retrato de José Mariano Filho (Óleo sobre tela) (Foto: Divulgação / Joaquim Soares
Na próxima segunda-feira (13), 205 obras do pintor Cândido Portinari serão doadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). A cerimônia acontecerá no salão nobre do museu, às 11h. São pinturas a óleo em tela, desenhos em grafite, nanquim bico-de-pena, caneta tinteiro, gravura a água-forte e água-tinta em papel, dentre outros.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Finep, Glauco Arbix, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo Santos, a diretora do MNBA, Mônica Xexeo e o filho de Portinari, João Cândido, estarão presentes na cerimônia.

Com a doação, o Museu de Belas Artes passa agora a ter o maior acervo público do artista, com 243 trabalhos - depois da instituição, segundo João Candido, figuram o Masp, em São Paulo, que detém a importante série “Retirantes”, e os museus da Chácara do Céu e do Açude, que são, juntos, donos de mais de cem obras do pintor.
Fonte: G1
Esboço não utilizado para a pintura mural 'São Francisco se Despojando das Vestes' (Grafite sobre papel) (Foto: Divulgação / Joaquim Soares)
Esboço não utilizado para a pintura mural 'São Francisco se Despojando das Vestes' (Grafite sobre papel) (Foto: Divulgação / Joaquim Soares)
Cana-de-Açucar (Óleo sobre tela)  (Foto: Divulgação / Joaquim Soares)
Cana-de-Açucar (Óleo sobre tela) (Foto: Divulgação / Joaquim Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário