sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Projeto mineiro permite visitas virtuais em 360° a museus

A Era Virtual Museus, projeto mineiro de visitas virtuais a acervos e exposições museais em todo o país, ganha mais um museu para visitação. No site http://eravirtual.org, a partir desta segunda, será possível conhecer o Planetário do Rio de Janeiro. Em uma visita imersiva, o usuário se sente de fato no museu, em 3D.
Esta é a 21ª instituição a fazer parte do site, que, entre outros, mostra virtualmente os acervos do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, e Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. O projeto está no ar desde 2008.
A visita pode ser controlada pelo mouse, como em um videogame, de modo que o usuário pode navegar por todos os espaços do planetário, caminhar entre os experimentos e interagir com as peças.
“No planetário, estamos inaugurando uma nova forma de interação, com mais recursos, nova interface e outra maneira de apresentar as informações”, afirma um dos coordenadores da empresa, Thiago Coelho.
Na experiência do usuário há recursos como viajar pelo universo e fazer trajetos “sob o comando” do Capitão Kirk (personagem da franquia “Star Trek”), que “narra” caminhos pelo espaço. “O grande diferencial está no fato de que o visitante tem acesso à informação de forma lúdica. Acredito que o acesso deve ser facilitado, e quanto mais nós desmitificarmos a ciência, melhor para a sociedade”, afirma o presidente da Fundação Planetário, Celso Cunha.
Segundo Coelho, o principal objetivo da Era Virtual é democratizar o acesso aos museus brasileiros – inclusive ao público estrangeiro, já que todos os recursos operam em três línguas além do português (inglês, espanhol e francês).
Para ele, a visita não substitui a experiência de conhecer ao vivo os locais, mas pode servir como um incentivo. “Alguns museus já nos relataram um aumento nas visitas físicas depois de serem incorporados ao projeto”, conta.
Hoje, a Era Virtual funciona como uma rede de museus voltada à educação, já que é usada também como material didático nas escolas.
Para 2014
Mais quatro museus deverão entrar no ar em breve:
Pinacoteca (SP)
Casa da Ciência (RJ)
Museu da Vida (RJ)

Museu da Memória Republicana (MA)
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário