Há para todos os gostos... do mais assustador até ao mais apetecível. Alguns destes museus, nada tradicionais, recebem milhares de visitas por ano
Museu de Tampas de Sanita (Toilet Seat Art Museum)
Começou como uma colecção de Barney Smith e hoje já conta com mais de mil peças. Nas tampas, estão desenhos, colagens e criações animadas, todas feitas pelo próprio Smith ao longo de mais de 30 anos. Para ver estas tampas invulgares é só ir até San Antonio, no Texas, onde estão expostas.
Museu da Arte Ruim (Museum of Bad Art - MOBA)
Aberto desde 1994, este museu apresenta obras que, de outra forma, não seriam valorizadas. Para ver em Dedham, em Massachussets, ou em Somerville, EUA.
Museu da Batata Frita (Frietmuseum)
Abriu portas em 2008, na cidade de Bruges, na Bélgica. Quem o visitar ficará a par da origem da batata frita e conhecerá os principais descascadores da história. O museu promete ainda ensinar a preparar "a batata frita perfeita".
Museu da Mostarda (National Mustard Museum)
Está no coração de Middleton, no estado americano de Wisconsin, e é paragem obrigatória para os apaixonados por mostarda. Para além de ficarem a saber tudo sobre o molho, a entrada é gratuita e são realizadas degustações de mostardas de todo o mundo.
Museu do Spam (Spam Museum)
Pensou no spam da sua caixa de e-mail? Pois, mas não é disso que se trata. A origem da palavra "spam" está ligada a um tradicional presunto enlatado e este é verdadeira estrela do museu situado na cidade de Austin.
Museu das Relações Terminadas (Museum of Broken Relationships)
Tem um objeto dado pelo seu ex-amor e quer livrar-se dele mas não sabe como? Envie-o para Zagreb, na Croácia, e faça parte da coleção deste museu que, desde 2006, reúne vestígios de relações amorosas que não foram felizes para sempre.
Museu da Banana (Banana Museum)
Fascinado por este fruto, Ken Bannister só se veste de amarelo vivo e guarda mais de 17 mil objetos relacionados com bananas. O museu onde a cor amarela é rainha abriu em 1976, na localidade de Palm Springs, Califórnia.
Museu dos Esgotos (Musée Des Egouts)
A entrada é junto ao Rio Sena em Paris, França, mas esqueça as paisagens bonitas. Lá dentro a luz natural não existe e o cheiro intenso não é nada agradável, mas o museu garante uma boa viagem numa das maiores redes de esgotos, vista por muitos como uma verdadeira cidade subterrânea.
Museu das Coleiras (The Dog Collar Museum)
A coleção de coleiras ao longo da história mostra como os cães tinham uma vida de luxo na Idade Média. Coleiras requintadas e acessórios sofisticados, com mais de cinco séculos, estão expostos no Castelo de Leeds, no sudeste de Inglaterra.
Museu do Cabelo (Hair Museum)
Este é sem dúvida um museu cabeludo. Pertence a Galip Körükçü que recolheu mais de 16 mil amostras de cabelo de mulheres de todo o mundo. Hoje tem uma caverna em Avanos, na Turquia, onde expõe as mechas de cabelo e, de vez em quando, resolve aparecer de avental e tesoura na mão.
Hall da Fama da Roupa Interior
Já imaginou ir às compras e ver as cuecas do seu ídolo? É isso que acontece com os clientes da loja Frederick's of Hollywood, nos EUA. Enquanto o piso térreo é para os artigos de venda, o piso superior expõe peças íntimas como as cuecas usadas por Tom Hanks, no filme Forrest Gump, e outras celebridades.
Museu da Criptozoologia (International Cryptozoology Museum)
Se não acredita em animais lendários deve visitar este museu situado em Portland, nos EUA. Fundado por Loren Coleman, perito em criaturas do mundo do fantástico, o museu garante que os registos e os vestígios de algumas pegadas expostas pertencem a essas criaturas míticas.
Museu dos Funerais (National Museum of Funeral History)
Situado em Houston, no Estado do Texas, este museu é indicado para os mais curiosos sobre os serviços fúnebres. Expostos estão todo o tipo de registos como fotografias, objetos e peças de funerais de diferentes presidentes americanos.
Museu das Almas do Purgatório
Localizado em Roma, na Igreja do Sagrado Coração do Sufrágio, este museu diz guardar factos incontestáveis que provam a comunicação dos espíritos. O museu diz ainda ter objetos "tocados" pelas almas e impressões digitais de fantasmas.
Museu dos murmúrios (Mütter Museum)
Localizado na Faculdade de Medicina de Filadélfia, nos EUA, este museu apresenta as mais estranhas patologias médicas e expõe partes do corpo humano que conserva durante anos. Outra particularidade é que qualquer pessoa pode candidatar-se a ser exposta neste museu depois de morrer (desde que a família pague a eterna estadia)
Fonte: Visão 20 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário