quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Secretário da Cultura vistoria obras de Candido Portinari em Batatais, SP

23/01/2013 07h15 - Atualizado em 23/01/2013 07h15

Marcelo Araujo se reuniu com prefeito e padre para discutir restauração.
Maior acervo sacro reunido do artista foi afetado por cupins e infiltração.

Do G1 Ribeirão e Franca
Comente agora
A obra 'A Sagrada Família', de Candido Portinari, exposta na Igreja Matriz de Batatais (Foto: Reprodução EPTV)Obra 'A Sagrada Família' foi atacada por cupins na igreja matriz de Batatais (Foto: Reprodução/EPTV)



 O secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, esteve em Batatais (SP) nesta terça-feira (22) para discutir o início da restauração das obras de Candido Portinari (1903-1962) na Igreja Bom Jesus da Cana Verde. As 23 telas do artista - maior acervo sacro reunido - estão expostas na matriz da cidade desde que foram pintadas, há quase 60 anos, e foram atingidas por cupins e infiltrações.
Araujo se reuniu com o prefeito Eduardo Oliveira (PTB) e com o padre Pedro Ricardo Bartolomeu para elaborar um termo de parceria que aponte a responsabilidade de cada uma das três instituições no processo de restauro. Ao término do encontro, o secretário não descartou a possibilidade de o estado
“Nós temos estudos técnicos sobre a situação das obras que já foram aprovados por órgãos nacional e estadual de conservação. Então isso nos facilita pensar um caminho de viabilizar o mais rápido possível o processo de restauro”, disse Araújo. A reunião terminou, porém, sem uma data definida para o início dos trabalhos.
Exigências
Em fevereiro de 2009, a Prefeitura apresentou um projeto para restauro do acervo de Portinari, que foi aprovado pelo Ministério da Cultura em abril do ano passado com algumas exigências, como a retirada das obras de outros pintores da igreja e a instalação de filtros com proteção solar nos vitrais.
Segundo a restauradora Florence Maria Deveras, outra condição exigida pelo Governo Federal é de que todo o trabalho seja realizado dentro da igreja. “Cada tela tem uma necessidade e um projeto específico. São obras de diferentes tamanhos e bem diversificadas. Por isso, é um processo delicado e demorado.”
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário