quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dois museus portugueses são finalistas do Prémio Museu Europeu do Ano


O recém-reinaugurado Museu Nacional Machado de Castro e o Museu da Batalha estão entre os nomeados para a distinção, que será anunciada em Maio, na Bélgica
Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foram incluídos na lista de finalistas ao Prémio Museu Europeu do Ano 2013, revelou esta sexta-feira à agência Lusa fonte da organização do galardão.
O presidente da Associação Portuguesa de Museologia (Apom), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, indicou que os directores dos dois museus portugueses foram esta semana notificados da selecção.
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu Machado de Castro, que reabriu recentemente, depois de ambiciosas obras de restauro, tinham sido ambos premiados em 2012 pela Apom: o primeiro, com o Prémio Melhor Museu do Ano e o segundo, na área do restauro.
O Fórum Europeu dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho da Europa, recebeu este ano 40 candidaturas provenientes de 20 países. O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original) foi entregue em 2012 ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, numa cerimónia que decorreu em Penafiel.
O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus. Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa. Foi criado com o objectivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no sector.
O anúncio dos premiados será feito numa cerimónia que vai decorrer na Bélgica, entre 15 e 18 de Maio.
 FONTE: CULTURA P

Nenhum comentário:

Postar um comentário