quinta-feira, 23 de maio de 2013

Thiago Lacerda estrela "Hamlet" em Porto Alegre

Peça de Shakespeare fica em cartaz até domingo

Thiago Lacerda estrela Hamlet em Porto Alegre <br /><b>Crédito: </b> João Caldas / Divulgação CP
Thiago Lacerda estrela Hamlet em Porto Alegre 
Crédito: João Caldas / Divulgação CP
Quando foi convidado pra atuar em "Hamlet" pelo anglo-brasileiro Ron Daniels, um dos diretores associados da Royal Shakespeare Company, em Nova Iorque, Thiago Lacerda já estava desligado de "Calígula" (2010), outro personagem tão emblemático quanto o clássico da dramaturgia universal, na experiência que considerou "uma pré-temporada existencial" para o papel. Com mais 14 atores, o ator sobe ao palco do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n), na peça com ingressos esgotados em todas as sessões: de hoje a sábado, às 21h, e domingo, às 18h, incluindo a extra de sábado, às 17h. 

No projeto "Encontros Vivo EnCena, Lacerda estará com o pesquisador em gestão cultural Expedito Araújo, na conversa informal com estudantes de teatro e público, sobre sua trajetória, falando do desafio deste primeiro Shakespeare, justamente como protagonista. O evento ocorrerá neste domingo, 15h, no local, com entrada franca (distribuição de senhas 30 minutos antes do início do bate-papo).

A única preocupação do roteiro, traduzido por Ron e Marcos Daud, foi comunicar a história da forma mais objetiva e direta possível. "No primeiro encontro com o elenco, o diretor disse que faríamos um texto como se fosse escrito por um brasileiro, que fala muito bem inglês, na semana passada", diz Lacerda sobre a atualidade da trama. 

Com 2h45min de duração, a narrativa trata da sede de poder, a partir do que ocorre no reino da Dinamarca, quando o rei é assassinado pelo próprio irmão, casando-se com a viúva. Seu fantasma ronda o castelo e exige do filho, Hamlet, vingança pela traição. Confuso, revoltado e obcecado, o rapaz, autor da frase "ser ou não ser, eis a questão" promete pôr fim ao reinado indevido. Segundo o ator, trata-se de uma grande metáfora da natureza humana, "com a corrupção ética, moral e estética, a degradação do indivíduo, que se propaga com o tempo".

Satisfeito por trabalhar com o diretor, com 50 anos de carreira, conhecedor da obra do bardo e que já montou seis versões de "Hamlet", Lacerda pretende dar sequência às montagens de Shakespeare no Brasil, planejando trazer Ron novamente em 2015. E talvez fazer uma temporada mais sólida, não apenas de um fim de semana em cada capital, ciente de que Porto Alegre comportaria ao menos mais três sessões.

Bookmark and Share 


Fonte: Vera Pinto / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário