segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bienal do Mercosul oferece oficinas de criação; veja como fazer origami

Confira o passo a passo para confecção de um hexágono em papel A4.
Além da mostra de arte, palestras também ocorrem nesta semana no local.

Do G1 RS
Oficinas possibilitam que público crie arte na Bienal do Mercosul (Foto: Luiza Carneiro/G1)Oficinas possibilitam que público crie arte na Bienal do Mercosul (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Além das obras expostas em diversos espaços de Porto Alegre, a 9ª Bienal do Mercosul também oferece oficinas de criação na Escola Caseira de Invenções, localizada no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028). Uma das atividades propostas é a confecção de origamis, a arte japonesa de dobrar o papel – veja abaixo como fazer um hexágono.
No local, voluntários aguardam interessados diariamente. Com a ajuda de instrutores, é possível criar arte a partir de diversos materiais, como cartolina, lixo reciclável e sucata. Algumas oficinas específicas são pré-programadas, embora a ideia da organização seja de que cada visitante possa exercer sua criatividade no local sem hora marcada.
A Escola Caseira de Invenções também sedia palestras durante a Bienal. Nesta quarta-feira (2), a palestra Filosofia da Fotografia ocorre no local a partir das 10h. Já na quinta-feira (3) está programado um oficina de feltros inspirada na obra da artista Hope Gingsbourg, que está exposta na Usina do Gasômetro. A atividade será para um grupo de 12 pessoas e é necessário fazer a inscrição prévia no site oficial.
No mesmo dia, a palestra “Rios Voadores”, com a professora da Universidade Complutense de Madri María Acaso e o artista Michel Zózimo vai discutir de que forma as questões temporais e especiais podem ser definitivas em relação à educação.
Veja o passo a passo de como fazer um origami
Use uma folha A4 para fazer o origami e dobre em forma de triângulo (Foto: Montagem sobre fotos/ Luiza Carneiro/G1)Use uma folha A4 para fazer o origami e dobre em forma de triângulo (Fotos: Luiza Carneiro/G1)
1 - Em uma folha A4, dobre um triângulo e corte a lateral, para que se forme um quadrado.
Dobre o papel até que fique com marcas (Foto: Montagem sobre fotos/ Luiza Carneiro/G1)Dobre o papel até que fique com marcas (Fotos: Luiza Carneiro/G1)
2 - Depois, dobre ao meio e em tiras. É preciso fazer um "giro" no papel.
É preciso enxergar as marcas na folha (Foto: Luiza Carneiro/G1)É preciso enxergar as marcas na folha (Foto: Luiza Carneiro/G1)
3 - Abra a folha. É preciso enxergar as marcas no papel. Em seguida, dobre paralelo (no meio do meio) e desdobre.
4 - Depois, dobre da esquerda para a direita, e da direita para a esquerda.
5 - Abra o papel novamente. Dobre as duas "abas" de fora em direção ao centro. O ideal é que ao abrir o papel, o efeito seja de sanfona.
Risque um losângulo e em seguida todas as diagonais (Foto: Montagem sobre fotos/ Luiza Carneiro/G1)Risque um losângulo e em seguida todas as diagonais (Fotos: Luiza Carneiro/G1)
6 - Dobre o papel ao meio e desenhe um losângulo, igual ao da bandeira do Brasil.
7 - Com uma régua, trace todas as diagonais a lápis.
Dobre todas as diagonais e corte uma das laterais (Foto: Montagem sobre fotos/ Luiza Carneiro/G1)Dobre todas as diagonais e corte uma das laterais (Fotos: Luiza Carneiro/G1)
8 - Em seguida, dobre todas as diagonais riscadas nos dois sentidos.
9 - Corte mais uma vez a tira de fora (tanto faz o lado).
Junte as pontas até que se forme uma pulseira e depois dobre as diagonais em forma de hexágono (Foto: Montagem sobre fotos/Luiza Carneiro/G1)Junte as pontas até que se forme uma pulseira e depois dobre as diagonais (Fotos: Luiza Carneiro/G1)
10 - Com o papel dobrado, encaixe as pontas uma dentro da outra, como uma pulseira.
11 - Para finalizar, dobre as diagonais para dentro, formando um hexágono. O origami está pronto.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário