quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Simulação de queda de satélite divulga 9ª Bienal em Porto Alegre

Acontecimento fictício foi criado pela artista polonesa Aleksandra Mir.
Exposições poderão ser visitadas pelo público até o dia 10 de novembro.

Os destroços de um satélite caído na orla do Guaíba, em Porto Alegre, é uma das atrações da 9ª Bienal do Mercosul na capital gaúcha. Com a inauguração nesta quinta-feira (12), já é possível conferir o acontecimento fictício criado pela artista polonesa Aleksandra Mir, como mostra o vídeo ao lado, gravado pelo RBS COP e transmitido pelo Bom Dia Rio Grande.
Parcialmente enterrado na margem do Guaíba, o satélite destruído "convida para uma inspeção cuidadosa e ressalta tanto o material quanto a escala, deixando parte da reconstrução para nossa imaginação", como diz o texto de apresentação da obra. A construção tem aproximadamente 20 metros de comprimento e é feita totalmente de material industrial descartado coletado em várias fábricas. A obra tem o objetivo de abrir questões sobre Quando? Por quê? Onde?
Queda fictícia de satélite é atração da 9ª Bienal em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Queda fictícia de satélite é atração da 9ª Bienal em
Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
A inauguração oficial da 9ª edição da Bienal do Mercosul Porto Alegre, agora com o nome da cidade junto ao da exposição, ocorre nesta quinta-feira. As obras e performances, espalhadas pela cidade, poderão ser visitadas pelo público de 13 de setembro a 10 de novembro.
A 9ª Bienal é organizada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, uma instituição sem fins lucrativos em Porto Alegre. Nesta edição, o evento leva o título Se o clima for favorável (Si el tiempo lo permite, em espanhol, e Weather Permitting, em inglês). O objetivo é refletir sobre quando e como, por quem e por que certos trabalhos de arte e ideias ganham ou perdem visibilidade em um dado momento no tempo.
O evento terá atrações na Usina do Gasômetro, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul(Margs), Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul. Outros espaços e instituições também sediam projetos específicos, performances, programas públicos e eventos. Entre eles estão o Teatro Bruno Kiefer, em Porto Alegre, a ilha do Presídio, localizada no Guaíba, e a Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão.
A lista completa de artistas convidados já está disponível no site oficial da exposição, assim como o calendário oficial e outras informações.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário