terça-feira, 10 de setembro de 2013

Guia procura aproximar cariocas de museus

Diego Mello

MAM, Museu da República e Museu de Arte do Rio (MAR). Fotos: DivulgaçãoEm agosto de 2013, o Rio de Janeiro recebia a 23ª Conferência Geral do conselho Internacional de Museus. Com o apoio da Secretaria de Estado e de Cultura, o evento reuniu mais de 2500 profissionais de museus de todo o mundo. Dentre eles, estava Mariana Varzea, Superintendente de Museus do Estado do Rio de Janeiro. Junto com a professora da UNIRIO, Regina Abreu, ela teve a ideia de fazer uma publicação que apresentasse a rede de museus da Cidade Maravilhosa. Assim, surgia o "Guia Museus RJ".
Por meio de uma parceria entre a Superintendência de Museus da Secretaria do Estado de Cultura, e a UNIRIO, através do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, autor do portal Museus do Rio coordenado pela professora Regina, o "Museus Rj" foi dividido em quatro partes. Na primeira, as 72 instituições de maior destaque no estado são listadas. Na segunda, há sugestões de percursos em todas as regiões. Na seguinte, separadas por ordem alfabética, estão todas as instituições abertas ao público. Por fim, um mapa da cidade do Rio de Janeiro indica os museus da capital, as pequenas instituições e, também, os museus em comunidades.
Mariana Varzea. Foto: Reprodução
Inicialmente, foram distribuídos cinco mil exemplares para museus, bibliotecas e escolas. Instituições que, segundo Mariana, devem se conhecer melhor. "A intenção dessa iniciativa é justamente fazer com que estes grupos se conheçam e se reconheçam, norteados pelas informações disponíveis neste guia. Acreditamos que pode ser o primeiro passo para a apropriação dos museus pelos seus públicos", falou ao SRZD.
Além dessas instituições, quem pode fazer bom proveito do "Museus RJ" são os cariocas em geral, também um dos alvos da publicação. "A criação dessa publicação tem como objetivo aproximar os museus dos cariocas e vice-versa, mostrando que os museus representam a nossa diversidade cultural e que estão de braços abertos".
Para Mariana, a tradição do Rio de Janeiro ajuda na hora da criação de um guia como esse, já que toda forma de arte e história pode ser encontrada na cidade. "O Rio é capital Cultural do Brasil, aqui e em todas as regiões do estado encontramos lugares de memória de toda a nossa história. Os museus tratam disso de forma lúdica e variada, e nossa intenção é promover essa descoberta, de forma inclusiva e atualizada", disse.
Após o lançamento da publicação, começa um trabalho de mapeamento do público nos museus. Segundo Mariana, o número de visitantes cresce cada vez mais. "Isso com certeza tem a ver com o morador da cidade, que cada vez mais indica nossos museus", afirmou.
Nenhum museu foi deixado de fora do "Guia Museus RJ". Tudo para fazer o mercado na cidade crescer e, junto com ele, o do Estado. "É preciso pensar mais além da cidade, e sim considerar que o Estado do Rio possui uma rede forte e relevante, composta por cerca de 280 instituições e que nesse guia, pudemos reunir essa informação e torná-la acessível ao público carioca, brasileiro e estrangeiro. Um primeiro passo para que essas instituições recebam o público e a atenção que merecem", finalizou Mariana.
Para quem quiser saber mais sobre o "Guia Museus RJ", está disponível para download uma versão digital da publicação. É só acessar o site Cultura RJ: www.cultura.rj.gov.br
Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário