quinta-feira, 19 de setembro de 2013

USP tem programação gratuita na 18ª edição da Semana de Arte e Cultura

Do G1 São Carlos e Araraquara


Cultura africana é tema de exposição na USP São Carlos (Foto: Fernanda Vilela/ICMC)Cultura africana é tema de exposição na USP São
Carlos (Foto: Fernanda Vilela/ICMC)
A 18ª edição da Semana de Arte e Cultura da Universidade de São Paulo (USP) tem atrações como apresentações de música, teatro e exposições no campus de São Carlos (SP). A programação tem objetivo de promover a produção cultural e artística da comunidade da USP.
Nesta quarta-feira (18), às 20h, o Núcleo de Teatro da USP (Tusp) faz um ensaio aberto no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Será apresentada a primeira etapa de criação do espetáculo “Da morte a utopia”, inspirado em textos como “Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.

O auditório do Centro Cultural recebe, na quinta-feira (19), às 17h, o projeto “Música ao cair da tarde”. Os músicos convidados são docentes e alunos da USP, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de outras instituições.

Confira a programação:
Quarta-feira (18)
Ensaio aberto/aula pública: projeto “Da morte a utopia” do Núcleo Tusp de São Carlos
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Horário: 20h
Sinopse: o Núcleo Tusp de São Carlos compartilhará com os espectadores a primeira etapa de criação do espetáculo “Da morte a utopia”, livremente inspirado em textos como “Revolução na América do Sul” de Augusto Boal, “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, cartas de amor de cidadãos da cidade de São Carlos e frases de muros da cidade. Serão apresentadas cenas curtas e jogos de improvisação, além de materiais audiovisuais nos quais a pesquisa se baseia, incluindo criações anteriores do Núcleo Tusp.
Recomendação etária: 16 anos

Quinta-feira (19)
Espetáculo: “Potestad”: Coletivo Teatro da Margem & ÁQIS (Núcleo de Pesquisa)
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Horário: 20h
Sinopse: Potestad é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura. A encenação foi desenvolvida a partir da premissa da possibilidade da intimidade e da cumplicidade com o espectador. O despojamento de cenografia e figurino buscam uma maior proximidade com o público. Negando a espetacularidade como elemento vinculante, temos na interpretação nosso elemento central.
Recomendação etária: 18 anos

Música ao cair da tarde
Horário: 17h
Local: Auditório do Centro Cultural
O evento é promovido em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Os músicos convidados são docentes e alunos da USP, UFSCar, IFSP e SENAC.  
Palestra “Ética e Estética”, com o Professor Carlos Goldenberg
Horário: 20h
Local: Auditório do Centro Cultural da USP

Sexta-feira (20)
Oficina de Origami Básico
Vagas: 20
Duração: 1h30
Idade mínima: 10 anos
Local: Biblioteca da EESC
Horário: 12h30
Contatos: Rodrigo Eiji Imaizumi (16) 9 9153 0923 e Murilo Fabrício (16) 9 8148-6406.

Espetáculo “O rio” – Teatro Didático da Unesp
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão Rua Sete de Setembro, 1735
Sinopse: O espetáculo O Rio não é uma ilustração do poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, mas uma criação autônoma onde o rio está subsumido à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.
Recomendação etária: livre

Outras exposições
Exposição Integração
Local: Salas I e II do Centro Cultural
Data: Até 8 de outubro

Caixa Africanidades
Local: Biblioteca Achille Bassi (bloco 3 do ICMC)
Data: até 10 de outubro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 21h30 e, aos sábados, das 9 às 12 horas
Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro
Local: hall da biblioteca Prof. Achille Bassi, no ICMC
Data: até 30 de novembro
Horário: terça a sexta-feira, das 9 horas às 17h30; quartas até as 22 horas e sábados até as 12 horas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário