quinta-feira, 14 de março de 2013

Exposição no Museu de Arte Sacra retrata a Semana Santa

A 'Divina Missão Rendentora’ ficará disponível até abril
(Foto: Fabiana Costa/Secult)
Na quaresma a igreja católica fica de luto em respeito a morte de Jesus e realiza diversos ritos que simbolizam o período. Por isso, nada mais natural de que o museu que salvaguarda grande parte das obras sacras do Estado também preparar uma programação especial.

Pensando nisso, o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras preparou uma exposição chamada ‘Divina Missão Rendentora’, que já está aberta para visitação e que ficará disponível até o final do mês de abril. A mostra contém imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Morto, além de personagens representando a Samaritana, Maria Madalena e os Penitentes, símbolos marcantes do período quaresmal.

Segundo a diretora do museu, Maria Adelaide, a exposição foi pensada de maneira a inserir o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras no simbolismo que envolve a quaresma na cidade. “Laranjeiras é uma cidade que tem um apelo católico muito grande, por isso todos os anos realizamos essa exposição, renovando-a sempre”, explica.

Sobre o Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras foi criado em 1995 e tem como missão institucional conscientizar a comunidade laranjeirense e visitantes da importância do valor artístico e religioso das suas obras expostas. A unidade nasceu da idéia de reunir peças que estavam localizadas nas diversas igrejas da cidade, dando condições adequadas quanto a sua preservação e segurança.

O acervo é constituído de coleções pertencentes as igrejas do Vale do Cotinguiba e reúne imagens, mobiliário, alfaias, artes plásticas, documentos escritos e porcelanas. Atualmente está instalado num imóvel que serviu de residência à família do Sr. Lafayette de Barros Pimentel Franco e D. Amair de Barros Franco. Sua imponência e beleza artística representa o que foi a vida sócio-econômica da cidade de Laranjeiras, do Século XVII até o início do século XX.
Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário