terça-feira, 12 de março de 2013

Festival em SP celebra diversidade cultural de países que falam francês

São Paulo – O idioma francês será celebrado, a partir de quarta-feira (13) até 31 de março, em diversos eventos culturais na capital paulista e em mais quatro cidades do interior do estado. A Festa Internacional da Francofonia espera não só atrair os amantes da língua, mas divulgar a cultura de pelo menos 70 países que têm o francês como língua oficial. Peças teatrais,shows musicais, mostras de cinema e de fotografia vão lembrar a presença do idioma francês no mundo. Ele é falada por 200 milhões de pessoas nos cinco continentes, segundo dados da Organização Internacional da Francofonia (OIF).
"O Brasil é um país que tem uma história antiga com a língua francesa. Existe um certo apego, uma ligação com o francês. Queremos manter isso e também abrir [o idioma] às pessoas que não sabem o francês", disse Gilles Mascle, porta-voz da organização do evento e assessor do governo do Quebec em São Paulo. As atividades marcam o Dia Internacional da Francofonia, que é celebrado no dia 20 de março.
Na capital, uma das novidades será o casal de músicos do Mali, país francófono da África Ocidental, Amadou & Mariam que se apresentam pela primeira em São Paulo. Eles, que mesclam ritmos tradicionais africanos com guitarra de blues, fazem dois shows no Sesc Pompeia, nos dias 21 e 22 de março. Outra atração inédita no país será a pianista francesa Lise. As canções autorais da artista misturam composições clássicas, contemporâneas e música popular francesa. A apresentação será no dia 22 de março no Sesc Vila Mariana.
Nna quarta e quinta-feira (14), o festival estará nas cidades de Bauru e Ribeirão Preto, respectivamente. David Giguère, representantes da nova geração de músicos canadenses, apresentará o seu primeiro álbum Hisser Haut, lançado em 2012. As influências de pop, eletro efolk das canções dele também serão apresentadas na capital no dia 20 de março, no Sesc Pompeia. Em São José dos Campos, no dia 21 de março, a atração será a banda francesa derock Mademoiselle K.
A mostra de cinema francês do festival estará em três locais da capital paulista. Na Cinemateca Brasileira, as exibições terão início no dia 19 e seguem até o dia 31. Serão apresentados filmes do cineasta francês Raymond Depardon, como 1974, Um Presidente em Campanha (1975) eAlguma Novidade em Garet (1997). Entre os dias 21 e 31 de março, películas de país francófonos serão exibidos no CineSesc. E no dia 24 de março haverá uma sessão especial do longa-metragem Propriedade Privada (2006), de Joachim Lafosse, no cinema Reserva Cultural.
A programação teatral tem como destaque a apresentação da atriz canadense Julie Vincent, da Companhia Singulier Pluriel. Ela irá interpretar Jocasta, Mãe de Édipo, personagens clássicos da mitologia grega. Os espetáculos ocorrem nos dias 22 e 23 de março no Teatro Aliança Francesa em São Paulo, e no dia 26 de março no Sesc Campinas. A peça será narrada em francês com legendas em português.
"Com essas atrações culturais, queremos apresentar a diversidade de cultura dos países francófonos, para além da França. Unificando todos os consulados da França, do Canadá, da Suíça, da Bélgica, queremos mostrar que a cultura [francófona], além de língua, é universal, diversa e aberta para todas as pessoas do mundo", disse Gilles Mascle.
A programação do festival está disponível no site aliancafrancesa.com.br/francofonia2013.
Edição: Aécio Amado
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
  • Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário