O artista plástico a esquerda e sua obra feita de lixo
Itu – No mundo atual, o consumismo e a tecnologia avançam cada dia mais rápido e com isso a todo momento uma diversidade de lixos eletrônicos e de outros produtos, são descartados, seja por não terem mais condições de uso ou por se tornarem “obsoletos” e acabam sendo descartados juntamente com o lixo comum, contaminando a natureza e pondo em risco a saúde do ser humano, já que os materiais eletrônicos possuem componentes altamente tóxicos.
Na cidade de Itu, existe a coleta seletiva, mas ainda existem pessoas fazem o descarte de seus lixos de forma inadequada. Mas pensando nisso, o artista plástico ituano Weslen Dalarty, 39, teve a iniciativa de reutilizar os resíduos que prejudicam a natureza, reaproveitando qualquer tipo de lixo e transformando os mesmos em obras de arte.
Entre suas obras, Weslen criou um paineal, feito com restos de computador, madeira, CD, esponjas, dentre outras coisas. A obra, feita em homenagem à ONG,foi doada ao diretor da entidade.
A ideia do artista plástico de transformar lixo em arte, surgiu após Dalarty assistir a uma palestra do diretor da ONG João de Barro, José Galvão, sobre a importância de reciclar resíduos e desde então segue utilizando sua criatividade, reaproveitando o lixo, beneficiando a natureza.
Weslen, que além de artística plástico é ciclista, recolhe qualquer tipo de sucata durante seu trajeto pelas ruas e os leva para casa. Parte deles, o ituano consegue visualizar a importância para uma obra de arte e o restante ele entre à cooperativa de reciclados da cidade (Comarei).