segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vídeos IPMS

Este vídeo, que combina imagens e textos, é resultado de uma pesquisa que busca produzir e explorar recursos visuais e literários para, através deles, construir visões do urbano, sítio onde o homem se socializa e empreende a construção de suas memórias. 
As imagens aqui editadas resultam de fotos e filmagens tomadas em um dos prédios mais tradicionais do Centro Histórico de Porto Alegre: o Edifício Galeria Nossa Senhora do Rosário.  
Com 22 andares repletos de pequenas salas e lojas térreas que se abrem para o corredor que une as ruas Marechal Floriano e Vigário José Inácio, a "Galeria" é "pop", é popular. Exclusivamente comercial, tradicional pelas lancherias e serviços, possui 22 andares e conta mais de cinquenta anos, fazendo assim parte da própria história da cidade de Porto Alegre


Precipício, precipitação, pressa, queda, tontura, trapézio, geometria. 
Ela, cidade, se oferece do alto à contemplação da objetiva, abre-se aos olhos do observador, desvenda-se em suas simetrias e sinuosidades, em suas curvas e retas. 
Exibe-se como ente orgânico, por onde circulam homens e máquinas, apequenados pela onipotência arquitetural de suas ruas e estruturas. 
Ela acontece no espaço, no tempo, na luz. Desafia as águas, os céus. Sobrepõe-se à terra, aos ares. 
E o quinto elemento, o ethos, apequenado, dissolve-se e coagula-se nas artérias desse ser maior chamado cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário