quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE LIDERANÇA


Hirã Soares Justo
A Harvard Business Review na sua edição de dezembro de 2012 apresentou um artigo de autoria dos Drs. John T. Seaman Jr.(Columbia University) e George David Smith (Harvard) com o título “História da empresa é ferramenta de liderança”.  
O tema se reveste de importância porque é uma revista, conceituada internacionalmente no campo da ciência da Administração, que questiona o argumento que alguns empresários ainda usam,que o passado está morto e o que importa é o futuro. Lembram os autores que a história de uma instituição é de vital importância na construção da identidade organizacional e serve de base para definir estratégias e a visão de futuro das empresas.
Resgata alguns exemplos como de marcas internacionais como a fusão da Kraft e da Cadbury que se viabilizou com a busca de valores em comum na história das organizações e na base do pensamento de seus fundadores. A própria IBM, a beira do precipício de 1993, diante de um prejuízo de bilhões ao ano, ao assumir o novo dirigente, Louis V. Gerstner Jr, esse declara: “Estão todos querendo saber quando irei apresentar uma visão a IBM, mas a última coisa que a IBM precisa agora é de uma visão.” Se voltando o executivo, para superar a crise, para os alicerces da organização: sua história e cultura interna.
Recomendam os autores, sete dicas para fazer da história a aliada dos gestores na busca da vantagem competitiva:
1.    Utilizar os arquivos das empresas. Se não existirem, cria-los com documentos, imagens, objetos etc.
2.    Enriqueça seus arquivos com entrevistas de executivos e colaboradores que deixam a organização, sobretudo os mais antigos.
3.    Faça um levantamento do que é conhecido e entendido sobre a história e os valores da empresa.
4.    Facilite o acesso a história com os modernos recursos de mídia moderna.
5.    Promova avaliações a posteriori sobre grandes projetos e iniciativas – bem sucedidas ou não. Precisamos aprender com os erros.
6.    Busque sempre a perspectiva histórica antes de tomar uma decisão importante.
7.    Aproveite cada oportunidade para falar sobre a história, lideranças, inovações que tiveram impacto  decisivos para a organização que se tem hoje.
O Instituto de Pesquisa em Memória Social tem condições técnicas de auxiliar os executivos na realização dessas tarefas e facilitar  o trabalho de documentação, construção de acervos e divulgação institucional. Contate-nos: memoria.ipms@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário