Hirã Soares Justo
A Harvard Business Review na sua edição de
dezembro de 2012 apresentou um artigo de autoria dos Drs. John T. Seaman Jr.(Columbia University) e George David
Smith (Harvard) com o título “História
da empresa é ferramenta de liderança”.
O tema
se reveste de importância porque é uma revista, conceituada internacionalmente
no campo da ciência da Administração, que questiona o argumento que alguns
empresários ainda usam,que o passado está morto e o que importa é o futuro.
Lembram os autores que a história de uma instituição é de vital importância na
construção da identidade organizacional e serve de base para definir estratégias
e a visão de futuro das empresas.
Resgata
alguns exemplos como de marcas internacionais como a fusão da Kraft e da
Cadbury que se viabilizou com a busca de valores em comum na história das
organizações e na base do pensamento de seus fundadores. A própria IBM, a beira
do precipício de 1993, diante de um prejuízo de bilhões ao ano, ao assumir o
novo dirigente, Louis V. Gerstner Jr, esse declara: “Estão todos querendo saber
quando irei apresentar uma visão a IBM, mas a última coisa que a IBM precisa
agora é de uma visão.” Se voltando o executivo, para superar a crise, para os alicerces da organização:
sua história e cultura interna.
Recomendam
os autores, sete dicas para fazer da história a aliada dos gestores na busca da
vantagem competitiva:
1.
Utilizar os arquivos das empresas. Se não existirem, cria-los com documentos, imagens, objetos etc.
2.
Enriqueça seus arquivos com entrevistas de
executivos e colaboradores que deixam a organização, sobretudo os mais antigos.
3.
Faça um levantamento do que é conhecido e
entendido sobre a história e os valores da empresa.
4.
Facilite o acesso a história com os modernos
recursos de mídia moderna.
5.
Promova avaliações a posteriori sobre grandes projetos e iniciativas – bem sucedidas
ou não. Precisamos aprender com os erros.
6.
Busque sempre a perspectiva histórica antes de
tomar uma decisão importante.
7.
Aproveite cada oportunidade para falar sobre a
história, lideranças, inovações que tiveram impacto decisivos para a organização que se tem hoje.
O
Instituto de Pesquisa em Memória Social tem condições técnicas de auxiliar os
executivos na realização dessas tarefas e facilitar o trabalho de documentação,
construção de acervos e divulgação institucional. Contate-nos: memoria.ipms@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário