terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

BALAS "A CAMPONEZA"



Hirã Soares Justo
Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Instituto de Pesquisa em Memória Social – IPMS localizou junto ao arquivo histórico do Esporte Clube São José, um exemplar raro e significativo deste processo de uso de imagens publicitárias como alavanca para venda de balas da década de 40 do século XX.
            Trata-se de um álbum de figurinhas promocionais com o tema futebol, tendo os 7 principais times da cidade de Porto Alegre da época: S. C. Internacional, G. E. Força e Luz, Gremio Foot-Ball P. A., Sport Club Cruzeiro, Gremio Esportivo Renner, Sport Club São José, Nacional Atlético Club.
             Através do time do Inter e seus jogadores é possível data-lo, uma vez que apresenta a clássica escalação do “Rolo Compressor”.
            Segundo o site oficial do Esporte Clube Internacional:
Talvez a formação que todos colorados sonham, ainda que disposta no antigo sistema clássico de dois zagueiros, uma linha média de três e um ataque com cinco – dois pontas, dois meias e um centroavante – tenha sido o Rolo Compressor de 1942, do goleiro Ivo Winck, os dois zagueiros Alfeu e Nena, os três médios Assis, Ávila e Abigail e o ataque de Tesourinha, Russinho, Vilalba, Rui e Carlitos. O núcleo do Rolo era mesmo Carlitos, Tesourinha, Alfeu e Nena. Começou em 1939 e prolongou-se até 1950. Só perdeu o campeonato de 1946.
INTERNACIONAL

A capa do álbum  o identifica como um “concurso - balas esportivas” de responsabilidade da Indústria de Conservas Samuel Camargo detentora da marca “A camponesa”, situada na rua Gonçalves Dias, 549, em Porto Alegre.
Na contra capa do álbum aparece a forma de obtê-lo, trocando 30 figurinhas. Ao completar duas séries (times) o possuidor poderia reclamar o prêmio de uma “bola sem tento marca LUSBALL”. Com a apresentação de todo o preenchimento do álbum teria direito a “uma fina bicicleta para menino ou menina ou um fino rádio da marca ZENIT”.
Até a data da publicação deste artigo nenhum registro da existência desse material tinha sido disponibilizado na Internet, para consulta por pesquisadores e ao público em geral, deste importante registro de memória de uma época.
 Com a iniciativa do Instituto de Pesquisa em Memória Social de digitaliza-lo e publica-lo em seu site (www.memoriasocial.com.br) agora existe a possibilidade de conhecer e quem sabe preencher de lembranças daqueles que viveram este período.
 Queremos que passado continue a regar o presente de momentos, recriados pela imaginação de quem os vive hoje.

(1) Presidente do Instituto de Pesquisa em Memória Social
 Mestrando em Memória Social e Bens Culturais.

REFERÊNCIA:
 INTERNACIONAL – Um time antológico. Disponível em http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=1&setor=1&secao=4 acesso em 12 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário