segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Franceses devolvem estátuas à Nigéria

As autoridades francesas devolveram à Nigéria cinco estátuas que representam símbolos culturais deste país e que foram importadas de maneira ilícita pela França, soube a agência PANA de fonte oficial.
Estes bens culturais nigerianos, apreendidos em 2010 pela Direcção-Geral das Alfândegas e Direitos Indiretos de França, foram entregues em cumprimento da Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) relativamente às medidas a tomar para proibir e impedir a importação, exportação e transferência ilícita de objectos de arte, indicou o Quai d’Orsay (Ministério dos Negócios Estrangeiros de França). Trata-se de estátuas da civilização Nok, a que se deve as primeiras esculturas conhecidas na África Subsariana.
A perícia, que permitiu determinar nitidamente a origem das cinco estátuas, decorreu sob a responsabilidade do Ministério francês da Cultura e Comunicação e os Museus de Quai Branly e do Louvre.
Estas obras foram entregues a Yusuf Abdallah Usman, diretor-geral da Comissão Nacional para os Museus e Monumentos da Nigéria, de acordo com a mesma fonte.
Nok era uma civilização existente no norte da Nigéria que, no século V antes de Cristo dominava a metalurgia. O seu extenso legado constitui aquilo que se chama a Cultura Nok. Por razões desconhecidas, esta cultura desvaneceu-se por volta do século II ou III da nossa era.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário