terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Porto Alegre corre para adequar sambódromo contra incêndios

Área dos desfiles do Carnaval 2013 em Porto Alegre ainda não tem Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) |  Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Rachel Duarte
Fonte: Sul21
A Prefeitura de Porto Alegre engaja-se em uma corrida contra o tempo para adequar o sambódromo do Complexo Cultural Porto Seco às exigências do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), exigido pelo Corpo de Bombeiros em 2012. Nesta quinta-feira (31) o abastecimento de água das mangueiras dos barracões e o PPCI do local dos desfiles ainda não estavam concluídos. A estimativa do engenheiro contratado pela administração municipal para preparar o Carnaval, Valdinei Nascimento, é de que até o próximo domingo (3), quando ocorre a Muamba Oficial de abertura da folia, tudo esteja concluído.
A data da muamba, inicialmente marcada para sexta-feira (1º) e sábado (2), foi alterada em razão do luto oficial declarado pelo governador Tarso Genro em memória as vítimas da tragédia de Santa Maria. De certo modo, isso contribuiu para que o calendário do samba não começasse sem os equipamentos necessários para prevenção de incêndio no Porto Seco. “As questões de segurança acabaram sendo (resolvidas) de última hora”, admitiu o engenheiro. A previsão dele é concluir o plano preventivo dos barracões até esta sexta, quando deve ocorrer a vistoria dos bombeiros. Uma segunda vistoria será realizada no sábado (2), quando deve ficar pronto o plano da área do desfile das escolas.
Desde a interdição do complexo por medida do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) no Carnaval de 2012, o poder público municipal teve ao menos 10 meses para adequar o PPCI. Porém, a troca dos extintores, com vencimento em janeiro deste ano, das luzes de emergência e das mangueiras foram efetuadas apenas nesta semana.
No dia 16 de janeiro o Sual21 apurou que o plano contra incêndios ainda estava pendente. “A Prefeitura assumiu os custos e trocou tudo neste tempo. Terminamos o trabalho ontem (quarta-feira)”, disse Nascimento.
O vice-presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars), Érico Leoti, confirmou a realização do serviço nos últimos dias. “Faz duas semanas que foram feitos o levantamento do que era necessário e as adequações e recargas dos extintores nos barracões”, falou.
Engenheiro contratado pela Prefeitura, Valdinei Nascimento garante que tudo estará pronto até sexta-feira (1º) | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Ainda está pendente a bomba de abastecimento das oito mangueiras disponibilizadas em cada um dos 15 barracões das escolas de samba. O técnico responsável pelo trabalho disse na visita feita pelo Sul21 ao sambódromo nesta quinta-feira (31) que tudo estará funcionando até sexta-feira (1º). “Nesta sexta concluímos todo PPCI dos barracões e receberemos a vistoria dos bombeiros no sábado”, informa o engenheiro.
A Prefeitura de Porto Alegre investiu nestes quinze dias R$ 70 mil para instalação de 23 luminárias, luzes de saída de emergência com lâmpadas led (duração maior), 120 mangueiras e a reposição de 240 extintores de incêndio. “Foram aumentados 30 extintores e qualificamos as luzes. O investimento também abrange a colocação de saídas de emergência nos camarotes, praça de alimentação e Botecão do Samba e 116 extintores na avenida dos desfiles”, fala Valdinei Nascimento.
Razão da interdição do sambódromo foi solucionada, mas falta vistoria dos bombeiros
Na primeira reportagem do Sul21 sobre a situação do Porto Seco, surgiu uma dúvida quanto ao cumprimento das exigências do MP-RS na ação civil que interditou o sambódromo no final de 2011. A construção de uma espécie de muro de isolamento entre os telhados dos hangares para evitar que um incêndio se propague entre um barracão e outro teria que ter sido feita para o Carnaval de 2012. A prefeitura e o MP-RS entraram em acordo e o trabalho foi feito após os desfiles do ano passado. “Encerramos a obra em julho”, atesta o engenheiro Valdinei Nascimento.
240 extintores foram recarregados até esta quarta-feira (30) |  Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Na visita ao sambódromo é possível ver o trabalho realizado. Porém, o Corpo de Bombeiros trabalha com informação diferente. Na primeira reportagem doSul21 sobre a situação do Porto Seco, o sargento Jorge Luis Pires Dorneles, da Seção de Prevenção de Incêndio, disse que uma última vistoria foi realizada em dezembro de 2012 e que a obra, até então, não tinha sido feita.
O ruído na comunicação entre Bombeiros e Prefeitura de Porto Alegre parece estar no laudo de prevenção contra incêndio, que a SMOV deve liberar para os bombeiros verificarem o cumprimento do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). “Já entregamos o documento em novembro para os bombeiros e eles serão chamados para vistoria quando concluirmos o PPCI. Eles já vistoriam tudo junto”, explica o engenheiro Valdinei Nascimento, também ligado à Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars).
Questionado sobre a vistoria dos bombeiros ter ocorrido após a data informada sobre a entrega do laudo da SMOV, o engenheiro alega que “como os extintores venciam em janeiro, tudo foi adequado próximo a esta data para poder realizar a vistoria dos bombeiros com tudo em dia. “Esperamos a data do vencimento para adequar tudo e chamar vistoria dos Bombeiros de uma só vez”, afirmou.
De acordo com o engenheiro, foram gastos R$ 300 mil na obra de contenção entre os hangares. No próximo final de semana, antes da Muamba Oficial, deverão ocorrer os testes de segurança das arquibancadas e dos camarotes. O Complexo Cultural Porto Seco dispõe de dois acessos principais, um para escolas e outro para os populares. A capacidade é de aproximadamente 15 mil pessoas. Os desfiles do Carnaval 2013 de Porto Alegre acontecem de 8 a 11 de fevereiro.
Luzes de emergência foram substituídas por leds para ter maior durabilidade. Lâmpadas foram testadas durante visita do Sul21 ao sambódromo nesta quinta (31) | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Cada um dos 15 barracões tem duas caixas com quatro mangueiras cada. Abastecimento de água ainda será ligado nesta sexta-feira (1º) | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Ao longo de 2012 o Complexo Cultural Porto Seco sofreu algumas depredações – entre elas, o furto dos cabos que ligam a máquina de bombeamento da rede de água dos barracões. Novo local dos controles é gradeado | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Projeto inicial do Complexo Cultural Porto Seco previa utilização do espaço durante todo o ano, com atividades das escolas, oficinas e instalação da Secretaria de Cultura do Município. Utilização do espaço público poderia evitar depredações e abandono durante o ano | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário