terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Querida por uns, nem tanto por outros, Yoko Ono completa 80 anos

Aldir Cony | Música | 19/02/2013 10h56
"A maioria dos fãs dos Beatles não gosta da Yoko Ono". Quem faz a afirmação ao SRZD sobre a aniversariante de 80 anos sabe bem do que está falando: é José Jesus Souza, mais conhecido como Zé Lennon, produtor musical e líder de um dos maiores fã-clubes dos Beatles no Brasil.
Nascida em Tóquio em fevereiro de 1933 mas morando em Nova York há mais de 60 anos, Yoko chega aos 80 ainda muito ativa artística e politicamente. No campo cultural, além da música e das artes plásticas, pelas quais ela é conhecida há décadas, seus últimos trabalhos se focaram no mundo da moda, com o lançamento de uma coleção inspirada em John Lennon.
O ativismo político também é uma constante no dia-a-dia da nipônica. Ela é forte defensora do fundador do Wikileaks, Julian Assange, além de apoiar causas ambientais: Ono luta contra o 'fracking', técnica de extração de hidrocarbonetos que polui as águas e causa vazamento de gases do efeito estufa.
Mesmo com sua atividade política e cultural, Ono ainda é conhecida majoritariamente por ter sido esposa de John Lennon e, na opinião de muitos, uma das principais responsáveis pela separação dos Beatles. O produtor entrevistado pelo SRZD, porém, garante que imputar a Ono a culpa pelo fim da banda é uma grande injustiça.
"Eles já estavam tratando de suas vidas pessoais, discos e filmes bem antes das filmagens de 'Let It Be', quando os fãs viram Yoko nos locais de filmagens e passaram a deduzir que a causa das desavenças entre os músicos era a presença da japonesa nas gravações", explica Zé.
Toda a polêmica em torno de Ono também teve um lado positivo para a carreira da artista. Apesar de já ser conhecida antes de se casar com Lennon, não há dúvidas de que sua relação com o músico impulsionou a carreira dela. "A presença de John em suas mostras de arte passou a atrair a presença da mídia. O casal passou a ser capa de jornais e Yoko ganhou uma grande publicidade para seus trabalhos de arte".
Zé, que de tão fã usa o sobrenome do artista, lamenta que Yoko seja repudiada por muitos apreciadores da banda. "Além de a maioria não gostar dela, alguns até a odeiam. Sou uma exceção", garante o produtor. Prova disso é que ele até deu o nome de sua filha em homenagem ao herdeiro de John e Yoko, Sean - enquanto sua filha é Seane.
Por fim, Zé deixa seu recado para a aniversariante: "desejo à Yoko que ela tenha muita saúde, felicidades e ideias para novos trabalhos artísticos". E ainda faz um convite: "Eu gostaria muito, e inclusive ajudaria, se ela fizesse uma exposição de seus trabalhos aqui em Porto Alegre". Tão ativa mesmo aos 80 anos, não se deve duvidar.
Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário