Da EFE
Ele morreu quase na hora do final de homenagem por seu 92º aniversário.mArtista foi vítima de deficiência cardíaca, informaram familiares.
O escultor colombiano Édgar Negret, que alcançou reconhecimento por sua contínua produção abstrata e geométrica, morreu em sua casa de Bogotá vítima de uma deficiência cardíaca, informaram nesta sexta-feira seus familiares.
Negret faleceu pouco antes da meia-noite de quinta-feira, quase na mesma hora do final de uma homenagem por seu 92º aniversário que lhe ofereciam à revelia em sua cidade natal, Popayán, capital do departamento do Cauca.
"Morreu um dos maiores artistas plásticos da Colômbia", declarou o prefeito de Popayán, Francisco Fuentes, que foi um dos organizadores da festa de aniversário do escultor. Fuentes disse a jornalistas que o artista alcançou reconhecimento internacional por sua obra escultórica, que no país está à vista do público em espaços urbanos das principais cidades e, também, na Casa Museu Édgar Negret e no Museu Ibero-americano de Arte Moderna de Popayán.
O artista havia se aposentado da atividade artística há mais de dez anos, quando começou a sofrer os rigores do Alzheimer, e permanecia em seu domicílio de Bogotá, onde se radicou em meados dos anos 1950 após retornar de Nova York. Negret foi aluno do Clay Club Sculpture Center de Nova York, onde ampliou seus conhecimentos artísticos básicos, adquiridos na Escola de Belas Artes de Cali.
Acesso em 12/10/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário