sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mostra relembra carreira de pintor americano de pop art


Retrospectiva sobre Roy Lichtenstein será aberta no domingo, em Washington

A obra de Roy Lichtenstein, grande pintor americano de pop art, famoso por seus quadros com tiras de quadrinhos em grande escala formados por milhares de pontos, é objeto, em Washington, da primeira grande retrospectiva desde a morte do artista, há 15 anos.

A mostra, na Galeria Nacional de Arte, que será aberta no próximo domingo com entrada livre, apresenta 130 obras entre pinturas, esculturas e desenhos, algumas emblemáticas, realizadas ao longo da prolífica e bem sucedida carreira do artista morto em 1997 aos 73 anos.

A exibição, que poderá ser visitada até 13 de janeiro, seguirá depois para a galeria Tate Modern de Londres, onde ficará de 21 de fevereiro até 27 de maio, e depois para o Centro Pompidou de Paris, onde será instalada uma versão reduzida de 3 de julho a 4 de novembro.

Lichtenstein é, "sem dúvida, o artista contemporâneo americano mais conhecido, ao lado de Andy Warhol", outro mestre da arte pop, disse Harry Cooper, curador da exposição. "Não penso que ele quisesse ser considerado, antes de tudo, um pintor americano", afirmou. "É um grande pintor moderno", prosseguiu.

A mostra começa com um quadro icônico do artista, "Look Mickey", de 1961, no qual o famoso camundongo, uma imagem americana por excelência, debocha do Pato Donald. Nesta obra já aparece a técnica dos pequenos pontos, marca registrada do artista.
Imagem:  Mostra sobre Roy Lichtenstein será aberta no domingo, em Washington 
Crédito: Mira Oberman / AFP / CP

Acesso em 12/10/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário