terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mostra de arte expõe trabalhos de deficientes



Dança, pintura “ao vivo” de um quadro, teatro e muitas apresentações artísticas estão  na programação da  18ª Mostra de Arte Sem Barreiras, que será aberta hoje às 15h, no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” e segue até o dia 28 de outubro.

Participam da temporada de arte e espetáculos as APAE’s de Bauru, Pederneiras, Jaú e Birigui, a Apiece, Lar Santa Luzia para Cegos e a Sorri Bauru.

O “Arte sem Barreiras” surgiu, originalmente, com o nome “Very Special Arts”, na cidade de Washington em 1974, com o objetivo de incentivar a capacidade artística e criativa de pessoas com deficiência. Em 1984, com apoio da Unesco, foi realizada a 1ª Conferência Internacional com os núcleos já existentes em várias partes do mundo e em 1988,  o programa chegou ao Brasil sob o título de Very Special Arts do Brasil. 

Na época, o contexto nacional era de rejeição, incompreensão e ausência de sensibilidade e de políticas públicas para as questões que envolviam as pessoas com deficiência.
Hoje existem núcleos do Programa Arte sem Barreiras nas capitais e em algumas cidades do interior, a exemplo da cidade de Bauru, que realiza a Mostra, ininterruptamente, desde 1995, por meio da Secretaria de Cultura. 

O psicoterapeuta Dorival Vieira é o coordenador do Núcleo Bauru do Programa de Arte Sem Barreiras – Very Special Arts do Brasil.
A Mostra de Arte Sem Barreiras é sempre realizada em Bauru no mês de outubro, conforme determina o decreto municipal que incluiu o evento no calendário oficial do município há mais de 10 anos.

A Mostra tem por objetivo valorizar a produção artística e promover a inclusão por meio da arte das pessoas com deficiência, incentivando a discussão e a formulação de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão sócio-econômica desse público.

Diante das exigências de uma sociedade que ainda permite preconceitos, discrimina ções e barreiras entre seres, povos e culturas, ou qualquer outra forma de exclusão social, a Mostra de Arte sem Barreiras propõe um redimensionamento da arte, que visa oferecer oportunidades para as pessoas com deficiência, de acordo com suas possibilidades e talentos desenvolvidos nas diferentes linguagens artísticas.
Acesso em 16/10/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário