Pessoas e cultura organizacional não podem separar-se. Os envolvidos com as empresas trarão maiores avanços às organizações se conhecerem bem a cultura em que estão inseridos.
Por Paulo Roberto
"E se todas as pessoas fossem iguais?". Volta e meia essa pergunta surge por algum motivo; específico ou não. "Talvez não fosse tão divertido"; poderia ser uma resposta. Assim com chato seria se todas as empresas fossem iguais; concorda? Sendo assim, e de forma geral, assim como as pessoas são diferentes, as organizações também são, e no caso das empresas, muito se deve a Cultura Organizacional.
Na sua essência, todas as organizações são definidas por pessoas; o recurso humano é dos mais valiosos para as empresas. E as pessoas são a base para a formação da cultura das organizações.
Idalberto Chiavenato define a cultura organizacional, ou corporativa, como o "conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização". Em outra definição, Elliot Jaques cita cultura como o "hábito tradicional e costumeiro de pensar e fazer as coisas, que é compartilhado em maior ou menor grau pelos seus membros e que os novos membros devem aprender e assimilar, pelo menos parcialmente para que possam ser aceitos no contexto da empresa". A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização; e isso aparece do compartilhamento entre todas as pessoas, como demonstrado pelos autores.
E por que a Cultura Organizacional é importante? Ela é a identidade das empresas; não é possível conhecer plenamente uma organização se a sua cultura não está compreendida.
Para os colaboradores recém-chegados a cultura se apresentará naturalmente, no seu dia-a-dia - sendo que novos funcionários já possuem alguma característica compatível com a cultura, pois passaram no filtro do processo de seleção -, e também de forma normativa, de acordo com a capacidade da empresa na integração. Já funcionários conhecedores da cultura tem o desafio de transferi-la aos novos membros; e os gestores e líderes têm a função primordial de manter ou buscar criar uma cultura adequada, visualizando a cultura organizacional como fator para o bom desempenho econômico da empresa.
Seja qual for o papel de cada pessoa na organização é certo que a cultura ali presente será influenciadora; logo, ter esta consciência e conhecer a Cultura Organizacional, num todo, possibilitará avanços para as pessoas e para a organização.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
JAQUES, Elliot. The Changing Culture of a Factory. Londres, Tavistock, 1951.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-cultura-organizacional-e-as-pessoas/66282/
Acesso em 29/09/12.
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