quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Museu Catavento

Mostra integra comemorações dos 70 anos da empresa de pesquisa de mercado e inaugura novo espaço de exposições temporárias do Catavento.
 
O IBOPE apresenta, entre 25 de setembro e 18 de novembro, a exposição Opinião – O que o Brasil acha do Brasil. A mostra, que pode ser vista no novo espaço de exposições temporárias do Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, reúne a opinião de brasileiros registrada pelas pesquisas da empresa nos últimos 70 anos, além de dados históricos de audiência, consumo e comportamento.
 
A exposição apresentará como a opinião foi se formando e mudando consensos ou criando novos paradigmas de comportamento e aceitação dentro da sociedade. Para isso, serão utilizadas múltiplas dinâmicas de jogo, evidências de mídia, depoimentos audiovisuais e trechos de programas de televisão e rádio, além de produtos e campanhas de mídia de grande recall.
 
Os visitantes da exposição vão conhecer a evolução dos métodos de medição de audiência no país e os aparelhos peoplemeters (medidores) que já passaram pelos domicílios brasileiros. Além disso, um robô mostrará, em tempo real, como é a atual tecnologia de coleta e reporte dos dados de audiência.
 
Já na ala que simula um supermercado, o visitante vai encontrar nas prateleiras os produtos mais populares do país nos últimos 70 anos. A interatividade da exposição permite que o visitante leve o produto até um leitor de código de barras e relembre o seu anúncio na TV e no rádio.
 
Os maiores sucessos da televisão brasileira também serão relembrados. Televisores mostrarão os programas que registraram grande audiência, como coberturas jornalísticas, conquistas esportivas e novelas, entre outros. 
 
E no ano em que o rádio completa 90 anos, uma jukebox vai tocar as dez músicas mais ouvidas pelos brasileiros em cada ano, entre 1942 e 2012. O visitante seleciona um mês e um ano e escuta a música mais tocada nas rádios naquela época, que passam por artistas como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e Nara Leão, além de gêneros como bossa nova, samba-canção e rock. 
 
Na seção Pitacos será exibida a evolução das opiniões dos brasileiros sobre questões polêmicas ao longo dos anos, como reforma agrária, alimentos transgênicos, aborto e homossexualismo. Já os bastidores da realização de pesquisas serão conhecidos no Confessionário, onde os colaboradores do IBOPE contam, em vídeos, histórias sobre situações curiosas que passaram durante a coleta de dados.
 
A linguagem interativa e imersiva da mostra foi desenhada por Marcello Dantas, criador de museus e exposições como o Museu da Língua Portuguesa, Museo del Caribe, Museu do Homem Americano, Museu das Minas e do Metal e Museu das Comunicações, além de exposições de grande porte como Bossa na Oca, Água Na Oca, Roberto Carlos, PeléStation, Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai, entre outras. 
 
Dantas, que é o curador da mostra, conta que a exposição é uma forma de entender como a opinião se manifestou na política, no consumo, na música, no comportamento, na televisão e em questões polêmicas da sociedade. “Conhecer as preferências dos brasileiros nos permite construir o retrato dinâmico de uma sociedade em mutação.” 
 
Segundo ele, Opinião – O que o Brasil acha do Brasil não é uma exposição de arte e nem de história. “É uma exposição de vida. A opinião pública define o rumo do país, alça produtos ao sucesso, músicas nas rádios e cenas na memória. O IBOPE é o termômetro da opinião pública do país nos últimos 70 anos”, afirma o curador.
 
A exposição também marca a abertura ao público da área do Claustro no Catavento. “O Claustro ora retoma sua vocação histórica, que sempre foi um espaço voltado para exposições temporárias e que, após intervenção promovida pela Secretaria de Estado Cultura, sem perder suas características originais, oferecerá maior conforto ao público visitante”, esclarece o diretor executivo do Catavento Cultural e Educacional, Alberto de Lima.
 
SERVIÇO
Opinião – O que o Brasil acha do Brasil
Visitação: De 25 de setembro a 18 de novembro de 2012
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada até as 16h.
Local: Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP 
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência.
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00.
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.
 
Sobre o IBOPE
 
Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é a maior empresa de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Criado em 1942, seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media, IBOPE Inteligência, IBOPE Educação e IBOPE Ambiental. Por meio do Instituto Paulo Montenegro, organização social sem fins lucrativos, a empresa desenvolve e executa projetos na área de educação. Atualmente, possui 3.500 colaboradores e escritórios em 14 cidades do Brasil, 13 países da América Latina e nos Estados Unidos. Em 2012, foi considerada a 12ª maior companhia de pesquisa do mundo no Honomichl Top 25 Global Research Organizations e a sexta empresa mais internacionalizada do Brasil, segundo o Ranking das Transnacionais Brasileiras, da Fundação Dom Cabral. 
 
www.ibope.com
 
Sobre o Catavento
 
Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.
 
Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.
 
No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
ANA PAULA STROHER NOTÍCIAS - DEMAIS
aCESSO EM 20/09/12. 

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