A 6ª edição da Primavera de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) acontecerá entre os dias 24 e 30 deste mês e, quem quiser participar da oficina Flores de Papel, que será oferecida no dia 29 no Museu da Liturgia, em Tiradentes, já pode garantir sua vaga.
Isso porque as inscrições para o curso já estão abertas e estão sendo feitas pelo telefone (0**32) 3355-1552 até o dia 28. “Os participantes irão aprender a confeccionar flores de papel. Teremos uma turma às 10h para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 14 anos, além de duas para adultos durante a tarde, às 13h e às 15h”, disse a coordenadora pedagógica do Museu da Liturgia, Michele Longatti Fernandes, ressaltando ainda que tanto as inscrições quanto o material utilizado na oficina são gratuitos.
As vagas são limitadas e o principal objetivo é resgatar a tradição de confeccionar flores de papel para a ornamentação de altares e andores.
Outros eventos
Apesar da Primavera de Museus, que neste ano tem como tema A Função Social dos Museus, começar na segunda-feira, 24, a programação, em Tiradentes, acontecerá a partir da terça-feira, 25, uma vez que o Museu da Liturgia não abre nas segundas.
Apesar da Primavera de Museus, que neste ano tem como tema A Função Social dos Museus, começar na segunda-feira, 24, a programação, em Tiradentes, acontecerá a partir da terça-feira, 25, uma vez que o Museu da Liturgia não abre nas segundas.
Assim, a partir desta data, serão realizadas palestras no Sobrado Ramalho, localizado na Rua da Câmara, nº 124, no Centro de Tiradentes. Na sexta-feira, 28, haverá uma visita orientada ao Museu da Liturgia, às 18h, que abordará A Função Litúrgica do Acervo Museológico. Em seguida, às 19h, acontecerá a apresentação musical Peças Sacras do Ano Litúrgico no mesmo local.
No sábado, 29, será realizada no museu a ação educativa Plantando Sementes, entre 10h e 17h, com o intuito de introduzir plantas aromáticas que fazem parte da tradição religiosa local e de espécies arbóreas nativas, cuja matéria-prima serviu para a confecção de parte do acervo. Às 14h30, apresentação musical do grupo Aprendizes de Violão.
“Cada museu organiza sua programação e como temos uma temática única, fizemos nosso programa direcionado tanto para a Primavera dos Museus quanto para a Liturgia, o nosso tema. Como o local foi recém-inaugurado, o intuito é fazer com que as pessoas conheçam nosso acervo e saibam dos projetos que desenvolvemos aqui dentro”, disse Michele.
FONTE: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2012/09/programacao-de-museu-e-inspirada-na-primavera/
Acesso em 16/09/12.
Foto: São João del Rei, créditos: mtomasini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário