quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Memorial Asilo Padre Cacique


Direção do asilo solicita que pessoas ajudem enviando qualquer objeto ou documento relacionado aos registros históricos do prédio ou de seu fundador 
 
O Asilo Padre Cacique, presidido pelo advogado Edson Brozoza, solicita a quem tiver em seu poder qualquer informação, objeto ou documento relacionados aos registros históricos do prédio ou de seu fundador, o Padre Baiano Joaquim Cacique de Barros, e que queira doar ou informar à Instituição. O objetivo é enriquecer o acervo do seu Memorial em execução. O contato deve ser feito diretamente na Avenida Padre Cacique, 1178; por meio do e-mail asi...@asilopadrecacique.com.br ou pelo telefone (51) 3233.7571.
 
O Asilo Padre Cacique consolida-se como um lugar de memória: um espaço no qual foram e são construídos diariamente ao longo dos anos, os laços que unem passado e presente através do trabalho executado, da relevância histórica do local e da história e memória das pessoas que fizeram e fazem parte da instituição.
 
Nesse sentido, o projeto "Memorial Asilo Padre Cacique" pretende resgatar passagens ligadas à vida e obra do Padre Joaquim Cacique de Barros, ou, simplesmente, o Padre Cacique. Assim como tornar histórica a centenária edificação visitada pela Princesa Isabel em 1885, e que até hoje abriga cerca de 150 vovôs e vovós carentes.
 
A execução do projeto é acompanhada pelo idealizador do Memorial e Diretor de Patrimônio da Instituição Norberto Brozoza e conta com a participação das Historiadoras Karina dos Reis Kerpen e Maria Cláudia Stockler.
 
- Muitas famílias já se envolveram, direta ou indiretamente, na administração da centenária Instituição e outras já tiveram, inclusive, amigos e familiares, lá residindo. Essas pessoas podem, mesmo sem se darem por conta da importância histórica da sua colaboração, nos ajudar muitíssimo, pois, provavelmente, mantém documentos e verdadeiras relíquias - esclarece o diretor de patrimônio Norberto Brozoza. 
 
Ainda, segundo refere o diretor, o projeto está sendo desenvolvido em três etapas: organização do acervo existente, produção de pesquisa sobre a história do local e de seu fundador, busca do material histórico e implantação do memorial.
 
Um dos exemplos foi uma voluntária que lembrou que mantinha em casa uma partitura musical da época da criação do hino do Asilo Padre Cacique. Assim, decidiu doar a peça para integrar o acervo que conta a história da Entidade, considerada um patrimônio cultural de todos os gaúchos. 
 
Asilo Padre Cacique 
 
O Asilo Padre Cacique é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 19 de junho de 1898 pelo Padre baiano Joaquim Cacique de Barros, que já naquele século realizava obras assistenciais. 
 
Originalmente foi concebido para abrigar mendigos. Hoje abriga 150 idosos entre homens e mulheres, sendo que em torno de 40% não têm nenhum vínculo familiar e, por essa razão, dependem de uma relação afetiva com os funcionários e com os voluntários da Instituição, que atualmente é presidida pelo advogado Edson Brozoza. O Asilo objetiva proteger e incluir socialmente os idosos, estimulando sua vida social e emocional, oferecendo-lhes condições dignas de convivência. 
 
Outras informações sobre o Asilo podem ser obtidas no site www.asilopadrecacique.com.br.
MAURO PLASTINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário