domingo, 23 de setembro de 2012

Museu é tema de debate

Instituições de todo o Brasil estão em pauta com a 6ª Primavera dos Museus, no “Museus em Diálogos e Conexões”, dias 24, 25 e 26

Ariane Laura
Da Redação

Em sua primeira edição, o Seminário “Museus em Diálogos e Conexões” ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT). O evento é realizado pelo MAS-MT em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso e as ONG´s Ação Cultural e Casa de Guimarães. 

Com caráter científico, o objetivo do seminário é ser espaço fértil para divulgação e debates das produções que dialogam com a gestão e documentação de acervos e a educação patrimonial e museal. Este evento integra a programação 6ª Primavera dos Museus, que ocorre simultaneamente em diversas instituições do Brasil, entre os dias 24 e 30 de setembro. 

Em sua 6ª edição, a Primavera dos Museus é uma ação nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o intuito de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, a temática escolhida para ser trabalhada este ano é “A Função Social dos Museus”. 

A programação do seminário terá espaço para debater problemas e socializar experiências e intercâmbio. O público poderá participar dePalestra, Mesas Temáticas, Simpósio, Grupo de Trabalho e Fórum. Serão abordados temas variados e olhares múltiplos sobre Patrimônio, Gestão de acervo, Educação patrimonial e museal, e a inserção das instituições museais na promoção e atratividade de grandes eventos nacionais e internacionais, como a Copa de 2014 em Mato Grosso. 

O seminário possibilitará o encontro entre diversas partes ligadas ao Museu, entre os profissionais que trabalham nessas instituições, alunos, acadêmicos, público em geral, entre outros. Est momento é oportuno para divulgar as produções desenvolvidas em museus, centros de memórias e pesquisas, escolas, praças, entre outros espaços de cultura, que apresente as reflexões teóricas, metodológicas e pesquisas voltadas para o patrimônio material e imaterial. 

A coordenadora do MAS-MT, Viviene Lozzi, aponta que dentro desse contexto, é importante pensar como contribuir para somar com essa iniciativa, pois o evento abre espaço para o grupo de trabalho “Museus e a Copa de 2014”. “Este terá a mediação das Secretarias de Estado de Cultura e da Copa do Mundo. Nesta ocasião serão construídas as diretrizes e ações para uma proposta voltada ao ‘Legado Cultural’ em conjunto com os museus e comunidade, visando os atendimentos e ações para a Copa”, explica. 

De acordo com ela, o intuito é de que esse Seminário possa cada vez mais impulsionar o interesse sobre os museus. Este evento, para ela, é o fio condutor que nos convida a uma reflexão sobre o papel das instituições museais no processo de valorização da cidadania e desenvolvimento social para que cada vez mais pessoas conheçam, compreendam, valorizem e se apropriem do seu direito de acesso ao museu, a memória e a cidadania.

FONTE: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=417843
ACESSO EM 23/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário