terça-feira, 11 de setembro de 2012

Por acusação de plágio, liminar pede suspensão de mostra no MAM


Em cartaz no MAM (Museus de Arte Moderna de São Paulo) desde o dia 3 de setembro, a série "Encontros de Arte e Gastronomia" recebeu ordem judicial para sua suspensão sob "indícios relevantes de plágio da obra".

A liminar foi concedida pelo juiz Og Cristian Mantuan, da 28ª Vara Cível de São Paulo, na última quarta-feira (5), em resultado da ação movida pela artista Simone Mattar.

Ela afirma ter apresentado, em junho de 2011, proposta semelhante à da mostra exibida atualmente no museu.

"Encontros de Arte e Gastronomia" busca fazer uma ponte entre chefs de cozinha e artistas plásticos. Uma cozinha foi instalada dentro do MAM e, a cada semana, uma dupla de profissionais divide o espaço.

Simone Mattar diz trabalhar, há cinco anos, na exposição "Como Penso Como", que entrará em cartaz no Sesc Pompeia, entre abril e maio de 2013. Antes, porém, havia levado a ideia à curadoria do Museus da Casa Brasileira, em 2009, e ao MAM, no ano passado.

"No MAM, responderam que não estavam interessado neste tema nos próximos dois, três anos, mas após alguns meses começam um processo de trabalho com o conceito idêntico ao do meu projeto", afirma a artista.

OUTRO LADO

Procurado, pela Folha, a assessoria do MAM afirma ainda não ter sido notificada sobre a liminar que pede a suspensão da mostra.

Felipe Chaimovich, curador do museu, nega o plágio. Ele diz ainda que em 30 de maio de 2011, havia levado o projeto do "Encontros" à diretoria do museu, que o aprovou, e que a informação consta de ata registrada em cartório.

Segundo Chaimovich, a proposta de Simone Mattar foi encaminhada em 15 de julho de 2011 e é diferente do que o MAM vem apresentando.

"Pesquiso, como acadêmico, a questão do gosto desde os anos 1990 e, para o 'Encontros de Arte e Gastronomia', me inspirei em uma residência de chefs franceses do Instituto Europeu de História das Culturas de Alimentação", diz.

Acesso em 11/09/12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário