sábado, 15 de setembro de 2012

Abertura de exposições e bate-papo

 'O Bagaço da Pintura', nova série do artista Rogério Rauber<br /><b>Crédito: </b>  ARTE & FATO / divULGAÇÃO / CP
'O Bagaço da Pintura', nova série do artista Rogério Rauber 
Crédito: ARTE & FATO / divULGAÇÃO / CP
As artes plásticas têm diferentes atividades em Porto Alegre neste sábado. A galeria Arte&Fato (Protásio Alves, 1893) inaugura a individual do artista plástico gaúcho, radicado em São Paulo, Rogério Rauber. A mostra integra a série denominada "O Bagaço da Pintura", em que o artista desenvolve sua pesquisa contemporânea. Natural de Taquara, Rogério residiu durante muito tempo em Novo Hamburgo. Nesta época, concluiu seus estudos na Faculdade de Arquitetura da Unisinos. Mais tarde transferiu-se para o Rio de Janeiro e mais recentemente, São Paulo. Os trabalhos desta exposição ironizam as recorrências da chamada "morte da pintura". Rogério utiliza fragmentos orgânicos, naturais ou artificiais, ligados desordenadamente, procurando destacar a tridimensionalidade, em uma trama complexa, repudiando conceitos de simetria e ordem geométrica estabelecida. A exposição fica aberta até 11 de outubro. 

A Galeria de Arte Bublitz (avenida Neusa Brizola, 143) abre mais uma exposição do seu calendário 2012 com "Os Clássicos Iluminados de Antônio Soriano". O artista convidado, Antônio Soriano, terá 35 telas em exposição, com vernissage das 11h às 15h. A visitação pode ser feita até o dia 13 de outubro, de segundas a sábados. Soriano acaba de completar 31 anos de produção, com obras com temática de paisagens ou cenas gaúchas e por vezes naturezas-mortas com uma luminosidade que cumpre papel fundamental na linguagem do artista.

Também neste sábado, na Fundação Ecarta (avenida João Pessoa, 943), às 17h, são realizadas atividades relacionadas à exposição "Eternos-Efêmeros", com um bate-papo com o artista plástico criador das obras da mostra, Ricardo André Frantz, e o curador Chico Machado. Após a conversa, haverá apresentação da performance "Realidade Canelada", com o músico e compositor Luciano Zanatta. A mostra "Eternos-Efêmeros" segue em cartaz até 23 de setembro, de terças a domingos. E a Sala J. B. Scalco do Solar dos Câmara (acesso pela entrada da Assembleia Legislativa) sedia a mostra "Matizes do Rio Grande". São fotos de Leonardo Melgarejo que abordam a cultura e o cotidiano dos gaúchos. Visitação até dia 28.

Acesso em 15/09/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário